Estratégias de investimentos de acordo com o perfil

A assessora de investimentos da Sicredi Serrana, Ludmilla Franca, orienta como dinheiro deve ser aplicado, considerando os perfis conservador, moderado e arrojado
No cenário atual de incertezas na economia mundial, com risco de inflação acelerada e redução do comércio internacional e do próprio consumo da população, como adotar estratégias eficazes para proteger as finanças pessoais? Mais do que isso: como encontrar as melhores opções de investimento para fazer o dinheiro render?
A assessora de investimentos da Sicredi Serrana, Ludmilla Franca, recomenda as melhores opções de investimentos de acordo com os perfis conservador, moderado e arrojado. “Cada perfil, tem uma tolerância ao risco diferente. Mas, de forma geral, considerando o panorama econômico, a renda fixa pós-fixada se apresenta como uma boa opção por aliar rentabilidade, segurança e liquidez”, explica.
No caso do perfil conservador, ela recomenda investir na renda fixa, em produtos pós-fixados com liquidez, que acompanham o CDI. “Se a pessoa tem objetivos claros, com horizonte de médio e longo prazo para os investimentos, deve considerar também produtos pré-fixados e atrelados à inflação, desde que observe o período sem liquidez”, orienta.
Para os perfis moderado ou arrojado, há significativas oportunidades disponíveis no mercado, como Fundos de Investimentos Multimercado, ETFs e BDRs. Elas oferecem exposição ao mercado internacional e alternativas de diversificação, bem como ações de setores resilientes e exportadoras, beneficiadas pelo dólar alto.
Quem é mais arrojado pode reduzir a alocação em pós-fixados ao CDI e aumentar a diversificação em produtos de renda variável, como as bolsas americana e brasileira, além de fundos de criptomoeda e fundos cambiais.
“Fato é que a diversificação continua sendo a estratégia mais eficaz para reduzir riscos e aumentar a resiliência da carteira. Assim, é possível proteger o patrimônio em momentos de volatilidade e capturar oportunidades de crescimento em diferentes cenários econômicos”, ressalta a assessora de investimentos da Sicredi Serrana.
Comportamentos seguros
Comportamentos seguros no a dia a dia garantem a proteção das finanças e uma vida financeira mais tranquila. O primeiro passo é evitar o endividamento causado pelo uso de cheque especial ou rotativo do cartão de crédito. “Esses são dois hábitos que devem ser deixados de lado porque normalmente possuem juros elevados, comprometendo a renda das pessoas”, orienta Ludmilla Franca.
Ela recomenda ainda que seja feito um esforço para a redução das despesas, deixando de lado a aquisição de roupas novas e acessórios sem necessidade, e abrindo mão dos deliverys e dos pacotes de assinaturas que não utiliza com frequência. “Importante ainda ter uma reserva de emergência que cubra entre três e seis meses de despesas fixas”, ensina a assessora de investimentos da Sicredi Serrana.
Por Roberta Peixoto