AGROINDÚSTRIA DO CAXIXE QUENTE GANHAM ACESSO GRATUITO À INTERNET.
A associação ganhou Internet gratuita via satélite graças ao programa “WI –FI” Brasil do Governo Federal.
A partir de agora, a Associação de Mulheres Agricultoras Familiares do Caxixe Quente, no município de Castelo, Sul do ES, já pode contar oficialmente seu ponto de internet via satélite de alta velocidade, ilimitada, sem fio, gratuita, com sinal aberto e livre acesso. É que no final da manhã deste domingo (10/04), após a missa dominical da comunidade, foi formalizado o ato de entrega da instalação pelo vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo. Este avanço proporciona à associação a chance de aumentar suas atividades produtivas e expandir sua presença no mercado, vendendo seus produtos também pela internet.
A internet faz parte do projeto “ConectAí Espírito Santo”, criado por Evair, para levar aos capixabas o programa “Wi-Fi Brasil”, do Ministério das Comunicações, que já resultou na instalação de 580 PONTOS DE INTERNET GRATUITA em municípios de todas as regiões do estado. “Nosso objetivo com esta inovação tecnológica é garantir mais educação, conectividade sem fio e livre acesso às plataformas digitais de informação, além de reduzir o isolamento das comunidades rurais de várias do Estado, onde o sinal de internet é mais difícil, pois em várias regiões há pouca ou nenhuma cobertura de rede”, explicou o parlamentar.
Este pacote de serviços levados ao município de Castelo, pelo deputado federal Evair de Melo, promove inclusão digital e beneficia diretamente centenas de alunos, professores e servidores de diversas unidades da Rede Municipal de Educação, como as escolas Cecília Desthefani Secchin; Antônio Teixeira de Melo; e Antônio Sasso. Também atende a inúmeros dirigentes e voluntários da Associação Comunitária de Campestre (ASCODEC), do Instituto Frei Manuel Simón e, ainda, a Associação de Mulheres Agricultoras Familiares do Caxixe Quente.
A comunidade do Caxixe Quente tem pouco mais de 90 famílias, quatro agroindústrias: uma de panificação e três de café. Uma delas é a Associação das Mulheres Agricultoras Familiares do Caxixe Quente, que processa pelo menos 10 tipos de produtos alimentícios artesanais de alta qualidade, e cafés especiais, que são vendidos na feira de Castelo e em outros locais da região. “A importância da inclusão das mulheres na agricultura é indiscutível. Elas integram de forma consistente a base familiar dos pequenos agricultores e sempre trabalham muito, com grande capacidade de organização”, assinalou o vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados.