Alimentos de agroindústrias de Vila Velha poderão ser vendidos em todo o Estado

De: Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Texto: Cláudio Figueiredo| Foto: divulgação
Criado: 10 de fevereiro de 2023


Até o final de março, as agroindústrias de Vila Velha poderão negociar seus produtos em mercados consumidores de todos os municípios do Espírito Santo. É que o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), coordenado pela Diretoria de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), em breve passará pela auditoria final do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF-ES), para consolidar este avanço.
 
“O objetivo desta auditoria é habilitar tecnicamente as pequenas agroindústrias de Vila Velha, para que obtenham o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (SUSAF), que permite a comercialização, em todas as cidades capixabas, dos alimentos certificados”, explica Guilherme Galdino, diretor de Agricultura e Pesca. 

Segundo ele, o SUSAF promove a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), que é estadual. O diretor ressalta que, com a unificação dos procedimentos de registro, inspeção e fiscalização, as pequenas agroindústrias de Vila Velha que já possuem o SIM – e que produzem carnes, pescados, ovos, mel e outros alimentos de origem animal para o mercado local –, poderão ampliar seus negócios e gerar mais emprego e renda no município, cuja zona rural ocupa 52% do território.

Auditoria final

“Em novembro do ano passado, o IDAF-ES realizou uma auditoria preliminar, que apontou algumas adequações necessárias – todas já realizadas –, para ajustarmos o cronograma de análises laboratoriais dos produtos alimentícios a serem certificados pelo SUSAF, bem como para aprimorarmos nossos mecanismos de monitoramento ambiental, de acesso à informação e de controle de infrações. Agora, está tudo certo e dentro das conformidades para recebermos a auditoria final do IDAF-ES e conquistarmos a equivalência são SUSAF para os produtores rurais de Vila Velha”, afirma Guilherme Galdino.

Ele esclarece que, para conseguir a certificação do SUSAF, as agroindústrias vilavelhenses já cadastrados no SIM precisarão se adequar às exigências e normas sanitárias, que envolvem boas práticas de higiene e de armazenagem, conservação, manuseio e processamento dos alimentos destinados à comercialização. “Os produtores também terão que atender aos requisitos fixados pelo Decreto 200/2016 e pela Lei nº 5.7775/2016, para se habilitarem à esta nova certificação”, destaca o diretor.  

Participação da prefeitura

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, salienta que em Vila Velha a participação da prefeitura no processo de licenciamento que habilita as agroindústrias locais a atuarem, também, em nível estadual, está estimulando os produtores de pequeno porte do município:

“A partir deste avanço, nossos produtores não precisarão mais procurar o IDAF-ES em busca de certificação para vender seus alimentos em todo o Estado. Eles poderão ser atendidos aqui mesmo, na Vila do Empreendedor, no Boulevard Shopping. Tudo isso representa uma importante conquista para que a atual administração continue fomentando o crescimento do setor de alimentos”, avalia.

O secretário informa, ainda, que a produção agroindustrial de alimentos segue em ritmo veloz e que os produtores já certificados pelo SIM trabalham exclusivamente com produtos cárneos (linguiças frescais, espetinhos de churrasco, embutidos diversos e cortes bovinos e suínos) e também com ovos agroecológicos e pescados (peixes, moluscos e crustáceos).
 
“O mercado capixaba está cada vez mais ávido por alimentos de boa qualidade, que possuam certificação municipal e estadual e que possam ser consumidos com segurança, sem riscos à saúde e sem concorrência com outras empresas não certificadas. Por isso, o selo do SUSAF é considerado estratégico para este setor em Vila Velha”, concluiu Colodetti.

Categorias

jornalresgate