970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

Alunos de Pinheiros (ES) vão assistir ao espetáculo “A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego”, nos dias 23 e 24 de junho

Por Livia Gomes

Alunos de Pinheiros (ES) vão assistir ao espetáculo “A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego”, nos dias 23 e 24 de junho

Temas como acessibilidade, inclusão e bullying estarão presentes na montagem do grupo Teatro Cego

Trecho do espetáculo “A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego” – Crédito: Ana Righi

 

Que tal embarcar em um espetáculo onde a escuridão total é a protagonista de uma experiência que desafia os limites da imaginação? Esta será uma das sensações que os alunos do ensino fundamental I (1° ao 5º ano) da rede pública de ensino de Pinheiros (ES), poderão compartilhar nos dias 23 e 24 de junho, durante a montagem “A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego”. As apresentações gratuitas acontecem no Centro Educacional e Esportivo de Pinheiros (CEEP), em dois horários: 9h e 14h.

 

O projeto A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego é uma realização da R. Gamboa Projetos Culturais, via Lei Rouanet, com patrocínio da Transportadora Associada de Gás (TAG).

 

O espetáculo infantil, do grupo Teatro Cego, convida os alunos a participarem da festa de aniversário de Estela – uma menina com deficiência visual total – que vai acontecer em um local iluminado por lâmpadas super coloridas. Em um momento da peça, quando a vela do bolo já está acesa, a luz acaba, e a plateia passa a ficar em um lugar um pouco mais escuro, mas ainda com a luz da vela. Mais adiante, a vela é apagada e o local fica completamente escuro por apenas alguns minutos.

É nesse momento que o grupo incentiva os alunos a compreender a importância de se colocar no lugar das outras pessoas e entender o mundo de uma forma mais justa, empática e igualitária. Durante o espetáculo, os sentidos das crianças são estimulados por meio de sons, aromas e sensações táteis. Após cada uma das apresentações, acontecerá um breve bate-papo entre os alunos e os atores, para falar sobre a peça que acabaram de assistir. Questões como acessibilidade, inclusão e bullying estão entre os temas da conversa.

O elenco é formado por atores com deficiência visual, cumprindo, assim, um papel social através da arte. Porém, para que haja uma integração, o casting nunca é formado só por atores com deficiência visual. Todos os espetáculos do Teatro Cego utilizam câmeras de infravermelho durante as apresentações para garantir a segurança dos espectadores, dos atores e da produção. Um técnico monitora as imagens ao vivo durante todo o espetáculo.

 

A produção da montagem disponibilizará transporte para as crianças da escola até o teatro, onde serão recebidas por monitores. Após o bate-papo, os participantes receberão um lanche e serão levados de volta à instituição de ensino. Todas as atividades são gratuitas, não havendo nenhum custo para a escola ou para os alunos que participarem do evento.

Ficha técnica

Texto e direção: Paulo Palado

Elenco: Ed Cotrim, Ghell Silva, Naiara de Castro, Tais Sabach e Thiago Darcia

Produção: Luiz Mel, Lourdes Rocha, Carlos Righi, Bruno Righi, Zan Martins, Rosana Antão, Ana Righi e Flávia Strongolli

Sonoplastia: Gustavo Cerqueira

Ilustrações: Daniel Mauzhen

 

Serviço

Espetáculo “A Festa da Inclusão – Teatrinho Cego”

Datas: 23 e 24 de junho de 2025 (segunda e terça)

Horários: 9h e 14h

Local: Centro Educacional e Esportivo de Pinheiros – CEEP – Ginásio de Esportes

Endereço: Rua Boa Esperança, 60-102 – Pinheiros (ES)

 

 

Acompanhe o Teatro Cego

Site:  www.teatrocego.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/teatrocego/
Facebook: https://www.facebook.com/teatrocego

Categorias

Jornal Resgate