Ambientação em sala da Findes valoriza arte, cultura e a indústria capixaba 

As obras de arte reaproveitam materiais da indústria e foram doadas por artistas capixabas à Federação. 

Um verdadeiro resgate da cultura capixaba compõe a ambientação da sala da presidência da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. As peças de artistas do Estado preenchem o espaço. São quadros de aquarela, artes têxteis, textura na parede, esculturas e mobiliário com um toque único e capixaba. 

Nomes como Isabela Castello, Ivan Lopes e Jacqueline Chiabay são alguns destaques que fazem parte do time de designers e artesãos que, de forma colaborativa, disponibilizaram suas obras para serem expostas no espaço.  

Os artistas foram recebidos no espaço nesta terça-feira (09) pela presidente da Findes, Cris Samorini, e pelo diretor-geral da Federação, Paulo Lacerda.  

“Parabéns a todos os envolvidos neste projeto. O trabalho ficou maravilhoso e, ao mesmo tempo em que ele resgata a cultura capixaba, também é muito moderno. É muito bom mostrar como é possível reaproveitar os materiais da nossa indústria dando um novo uso de forma tão autoral como o que estamos vendo aqui [na sala]”, destaca a presidente da Findes, Cris Samorini. 

A ambientação e o layout da sala ficaram sob a responsabilidade do designer de interiores Ivan Lopes, com a curadoria da designer Isabela Castello. Ambos também expuseram suas peças na sala. 

Isabela criou para o espaço dois mobiliários responsáveis por reunir pessoas, a mesa de centro, chamada de Cronos, e a mesa principal de reuniões, que foi batizada de Távola, inspirada na lendária mesa do Rei Arthur.  

“As reuniões do Rei Arthur eram em uma mesa redonda e com as decisões sendo tomadas de forma coletiva. Só levantavam da mesa se houvesse consenso. Para o tampo que desenvolvi, quis trazer formas que traduzem equilíbrio e harmonia, para que as reuniões que ocorrerem ao redor dela também tenham isso”, explica Isabela. 

A designer complementa que desenvolver a curadoria do projeto a deixou muito honrada. “Minha ligação com a arte capixaba é muito grande e sem dúvida esse projeto foi um desafio gratificante. Contamos com a ajuda de excelentes artistas que, ao serem convidados, toparam de primeira, se encantaram e abraçaram o projeto.” 

Todas as obras compõem o ambiente da sala da presidência, localizada no 8º andar da Federação das Indústrias do Espírito Santo. De nome Findes Art, o espaço tem em sua concepção formas orgânicas (decoração inspirada nas formas da natureza, que possui curvas, formas arredondadas e muita textura natural) para trazer mais leveza e integração ao ambiente, evitando móveis com quinas e arestas. Um espaço que remeta ao diálogo e à conciliação. 

“Como designer de interiores, elaborei o espaço para usar a característica do artesanato capixaba e, claro, fazer o link com a indústria do Estado. Os trabalhos presentes trazem muita história e ao mesmo tempo reaproveitam materiais que seriam descartados”, conta Ivan. 

Falando em reaproveitamento, logo na entrada da sala, à esquerda, está uma parede da Corelux, uma indústria especializada em revestimentos em pedras naturais de Linhares, que utilizou na textura resíduos da indústria de rochas. 
 

Os designers escolheram duas paredes para dar destaque aos conjuntos de obras de artes. Em uma ficaram as aquarelas com temas capixabas, que oito pintores desenvolveram os trabalhos explorando os tons de azul, rosa e branco, remetendo às cores da bandeira do Espírito Santo.  

Já a outra parede traz artes têxteis, como rendas e bordados. Com a curadoria da artesã e designer Jacqueline Chiabay, a criação dos trabalhos envolveu quatro representantes de grupos de artesãos além dela. Todas as artistas usaram em seus trabalhos técnicas tradicionais que trazem a regionalidade do Espírito Santo. 

“Identifiquei os grupos, as técnicas e a regionalidade. A partir disso, o resultado trouxe o resgate da renda de bilros (uma técnica usada para produzir bordados com materiais naturais como crina, capim serragem e algodão), o macramê e o bordado. Esse foi um trabalho feito manualmente e que ganhou o status de obra de arte”, lembra. 

As peças estão expostas em moldura de acrílico, com cada enlace de linha ou trançado bem visíveis.   

A versatilidade da indústria de confecção também está presente no espaço e é muito bem traduzida pelo designer Lelo Souza. Em sua criação o artista atendeu ao pedido da presidente da Findes, Cris Samorini, de reaproveitar o mobiliário existente na sala. Ele desenvolveu um tramado (alinhavado de tecido) para as poltronas reaproveitando os passantes utilizados em calças, que normalmente sobram e são descartados.  

“Chamamos de ex-blue, esse trabalho é a moda dos jeans que sai do corpo da pessoa e transita pelos ambientes. Um trabalho que comprova que é um produto reciclado e ao mesmo tempo de moda. O jeanswear (linha de vestuário surgida em meados dos anos 1950, que expressa a cultura norte-americana, e utiliza em sua fabricação o brim e o índigo blue) possui uma potência grande, é um produto democrático. Ele está presente em todas as faixas etárias, classes sociais, e traz ainda a possibilidade de construir peças de design a partir dessa base, tratando a sustentabilidade”, conta. 

A antiga mesa de trabalho da sala, feita de madeira e metal, também foi preservada. Recebeu um revestimento em laca metalizada fosca pelas mãos do artista Elizeu Tintas.  

O toque final da sala, que virou obra de arte, estão nos vasos, esculturas e panelas de barro – artesanato tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Os adornos que preenchem o espaço também tiveram a curadoria da Isabela Castello, reunindo trabalhos autorais de seis artistas. 

 

Artistas expostos no espaço: 

Mobiliário 

Isabela Castello @isabela_castello  
Lelo Souza @lelosouzza  
Ivan Lopes @ivanlopesjr_  

Paulo Casate @casate.art 

Arte têxtil 

Jacqueline Chiabay @jacquelinechiabay 
Arte e Nós – Guilherme Irie @arteenos  
Grupo Barra de Renda @barraderenda  
Associação das Voluntárias de Alegre @caridade_voluntarias  

Artes de Maria @artes.demaria 

Aquarela capixaba  

Nona Rostagno @nona_rostagno  
Wagner Veiga @wagnerveiga.arte  
Luciana Faria @lucianaduartefaria  
Jorge Solé @jorgehsole  
Adriano Segantini @adrianosegantini  
Cristina Xavier @cris_xavier_arte  
Monica Boiteux @___monicab  
Luis Keiper @luiskeiper 
 
Adornos capixabas 
 
Edvan Rodrigues @casabelaarvore  
Molle Design @molledesign  
Tainah Neves @tainahmneves  
Celma Martins @estudiocelmadiasmartins  
Renato Fraga @re.utilizo  

Gabriel Santiago @gferreira.artes 

Fornecedores/parceiros 

Corelux @corelux_  
Elizeu Tintas @elizeutintas  

Jeremias Pinturas Decorativas @jeremias.pinturas 


Fotos

Duas fotos da sala, mostrando a ambientação com as obras de artistas capixabas – crédito: Alexandre Mendonça.

Artistas recebidos na terça-feira (09) pela presidente da Findes, Cris Samorini, e pelo diretor-geral da Federação, Paulo Lacerda – crédito: Siumara Gonçalves.

Na foto da esquerda para direita: Isabela Castello, designer; Cris Samorini, presidente da Findes; Luciana Faria, designer; Wagner Veiga, artista plástico; Ivan Lopes, designer de interiores – crédito: Siumara Gonçalve

Por Lorena Zanon  

Lorena Zanon 

Analista de Comunicação 

Gerência de Comunicação e Relações Institucionais da Findes 

 

Categorias

jornalresgate