Atrativos turísticos de Viana recebem sinalização.


A sinalização integra um conjunto de ações estruturantes que a Setur vem desenvolvendo nas cidades.

Por meio do Acordo de Cooperação Técnica nº 013/2020 entre a Secretaria de Turismo (Setur) e o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o município de Viana receberá nos próximos dias placas de sinalização turística. Serão sinalizados 35 atrativos, totalizando 45 novas placas. O investimento é de R$ 83.469,33. A Ordem de Serviço foi publicada no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (1º) e a execução deve ser feita nos próximos 40 dias.

 

Nos últimos meses, por meio deste Acordo de Cooperação, receberam sinalização turística os municípios de Guaçuí, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa e, agora, a cidade de Viana que compõem a Região Turística Metropolitana. “Esta é mais uma importante ação do Governo do Estado na qualificação dos destinos turísticos, proporcionando mais segurança e demonstrando organização e preparo para bem receber”, destacou a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.  

 

A sinalização integra um conjunto de ações estruturantes que a Setur vem desenvolvendo nas cidades, complementando o projeto Caminhos do Turismo, que prevê a melhoria de estradas e acessos a espaços para prática de turismo de aventura, como, por exemplo, as rampas de voo livre. “Em setembro iniciamos os trabalhos de topografia e, em parceria com o DER, executaremos a melhoria de estradas”, salientou a secretária. 

 

O Caminhos do Turismo é parte do Plano Estratégico do Governo do Estado. Há investimentos previstos para Alfredo Chaves, na requalificação da estrada de acesso à rampa de voo livre, em Castelo, onde está previsto a requalificação da estrada de acesso ao Parque do Forno Grande; em Nova Venécia, na requalificação da estrada de acesso à Pedra do Elefante; em Baixo Guandu e Itaguaçu, onde o projeto contempla acesso a rampas de voo livre.

 

Detran

 

O investimento para a sinalização viária e turística dos municípios é feito pelo Detran|ES, com recursos provenientes de multas de trânsito, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Segundo o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, o Governo Estado tem investido fortemente na sinalização viária dos municípios, fazendo um dos papéis do Estado para a redução de acidentes de trânsito, ação essa que deve ser coletiva a partir da conduta de cada cidadão.

“No Detran, trabalhamos por meio de diálogo, planejamento e sensibilidade para implementar serviços de sinalização horizontal e vertical, a exemplo do que será feito no bairro Arlindo Villaschi e com a realocação de vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos, em frente à Delegacia de Polícia Civil. Além disso, por meio de importante parceria com a Setur e Prefeitura, investimos na sinalização turística, inclusive a rural, como é o caso de Viana, para que o turista possa ter acesso com mais tranquilidade aos potenciais das nossas cidades. Dessa forma, pontos como a Biblioteca Municipal, Estação Ferroviária, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Rampa do Urubu, cachoeiras e cervejarias, por exemplo, serão ainda mais explorados como destinos em Viana”, assinalou 

 

Confira os atrativos que serão sinalizados em Viana:
 

Pedra da Mulata, Igreja São Sebastião, Cervejaria Else, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Cerimonial Rancho Colibri, Frigorífico Zucolotto, Trilha Ecológica, Casa do Mel, Sítio Loddi, Sítio do Ruy, Ruínas de Belém, Rancho Mamoeiro, Sítios de Lazer, Arena União, Sítio da Família, Sítio Coqueiros, Cer. Amora, Cachoeira, Arena Guarani, Circuito Cultural de Viana, Parque de Exposição, Parque Rota das Garças, Galeria de Arte, Estação Ferroviária, Rampa do Urubu, Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, Quadra do Erildo, Rancho do Deir, Restaurante Recanto dos Lagos, Alkuster, Cervejaria Piabier, Túnel da Alegria, Vale das Cachoeiras e a Fazenda Olhos D’Água.

Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho

Categorias

jornalresgate