Desapropriação garantirá acesso seguro à futura sede da Setur no Centro de Vitória.

 

O Decreto Nº 2044-S permite a desapropriação de parte da benfeitoria do Clube Saldanha da Gama para ampliação do sistema viário urbano.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), publicou nessa segunda-feira (04), o Decreto Nº 2044-S que permite a desapropriação de parte da benfeitoria do Clube Saldanha da Gama para ampliação do sistema viário urbano para implantação de faixa de desaceleração no local. O objetivo é possibilitar acesso seguro ao antigo prédio do Clube Saldanha da Gama, em Vitória, inclusive com a implantação de um ponto de ônibus nas proximidades.

A desapropriação integra o conjunto de ações do Governo do Estado para uso do espaço que em breve será a Casa do Turismo Capixaba. “Esta é mais uma ação para tornar acessível a chegada a nossa futura Casa do Turismo possibilitando melhor e mais seguro acesso dos veículos, inclusive, os ônibus de turismo”, afirma a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro.

O investimento previsto é de R$ 250.000,00, o que contempla demolição e reconstrução de muro e do passeio público; relocação de postes e estruturas de drenagens, telefonia e outros; implantação de ilha de apoio à distribuição do tráfego; recomposição e ampliação de pavimentação viária e implantação de sinalização viária.

A antiga sede do Clube Saldanha da Gama está recebendo obras de manutenção nas áreas internas e externas. Além disso, estão sendo contratados projetos e a execução de novas estruturas de climatização, rede lógica, sistema de combate a incêndio, elevador e equipamentos de circulação vertical. 

Projeto

Além de ser a sede da Secretaria de Turismo (Setur), o espaço abrigará um restaurante e uma cervejaria. Em breve serão publicados editais para locação dos espaços comerciais. Uma das exigências será um cardápio com pratos capixabas, bem como a comercialização de cervejas artesanais produzidas em solo capixaba.  

A proposta do projeto envolve um espaço cultural de resgate da memória do Forte e espaço para eventos. No Memorial do Forte, será feita a recuperação visual e restauro da muralha, dos canhões e da estátua do índio Araribóia, que receberá uma iluminação cênica para tornar o espaço ainda mais bonito. Está prevista ainda a instalação de totens com a história do local.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Simone Diniz

Categorias

jornalresgate