Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes completa três anos de atuação no ES

A entidade, desde sua criação, opera na solução de conflitos e no desenvolvimento do ambiente de negócios. Evento comemorativo será realizado para celebrar a data 

Um conflito que perdura no tempo pode gerar insegurança jurídica e, por consequência, inviabilizar investimentos. Foi com o propósito de melhorar o ambiente de negócios e trazer segurança jurídica para os empreendedores que foi criada em março de 2018 a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes. Em comemoração à data, será realizado um evento simbólico comemorativo.  

Em seus três anos de atuação, a Câmara fomentou os meios adequados de soluções de conflitos. Para mostrar seu papel, promoveu encontros e reuniões em empresas, escritórios de advocacias, além de eventos próprios e participação em atividades de parceiros.  

Nesse processo, a mudança da cultura do litígio representa um dos principais avanços conquistados até os dias atuais. “Estamos mudando a cultura. E para isso, apresentamos a Câmara, mostramos a Arbitragem, a Mediação, e reforçamos os trabalhos dentro da política pública do poder judiciário e do Ministério Público, que é fomentada através do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, em especial na Mediação”, diz o presidente da Câmara Findes/Cindes, o advogado Luiz Cláudio Allemand.  

Mesmo com a pandemia, que atingiu diferentes setores, a arbitragem e a mediação sofreram adaptações e passaram pela transformação digital, o que possibilitou a continuidade dos processos e atendimentos.  

A Câmara, vinculada ao Centro da Indústria Capixaba, Cindes, e que segue o modelo da Ciesp, entidade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp, é um espaço criado para atender os anseios dos investidores capixabas. “A Câmara é do Espírito Santo e veio para ajudar o desenvolvimento de negócios. Precisamos de segurança jurídica, de efetividade, e ela veio para colaborar”, diz Allemand.      

Evento  

Com o tema “Mediação & Arbitragem: Solucionando conflitos e contribuindo para o Desenvolvimento Econômico”, o evento simbólico comemorativo de três anos da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes será no dia 07 de abril, às 19h, com transmissão ao vivo pelo You Tube da Findes.  

Em formato híbrido, o evento vai reunir autoridades, do cenário local e nacional, e levantar questões quanto à arbitragem, mediação, o funcionamento da Câmara e muito mais. 

Se você é advogado, empresário, estudante de direito ou outro profissional envolvido na mediação e/ou arbitragem, aproveite! A inscrição é gratuita!  

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

19h00: Início da transmissão no You Tube da Findes 

19h05: Abertura - Cris Samorini - Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo – Findes 

19h15: Palavra do Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI - Léo de Castro 

19h25: Palavra do Presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes Luiz Cláudio Allemand 

19h30: Arbitragem na jurisprudência no STJ - Ricardo Villas Bôas Cueva - Ministro do Superior Tribunal de Justiça 

20h00: O funcionamento da Câmara Cindes/Findes - Daniel Nogueira - Membro do Conselho Superior da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Cindes/Findes 

20h15: Mediação - Fernanda Levy – Presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – Conima 

20h30: Arbitragem - Rafael Francisco Alves - Diretor do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr 

20h45: Encerramento - Janete Vargas Simōes - Desembargadora Supervisora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec

 
Fernanda Gomes
Analista de Comunicação 
Unidade de Comunicação Integrada (UCI) 
Categorias

jornalresgate