Deputado Vandinho Leite cobra escola cívico-militar na Serra

O atual Governador do Estado, Renato Casagrande, deixou claro que não vai aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC) no ES, entretanto, os municípios capixabas ainda poderão receber o programa. O deputado estadual Vandinho Leite quer a implementação do projeto no município de Serra e vai cobrar do prefeito Audifax um posicionamento.

Na visão de Vandinho a Serra deveria receber uma unidade experimental, já que existem colégios em regiões de grande vulnerabilidade social. O projeto visa resultados de excelência de outras escolas militares espalhadas pelo Brasil. “Temos muitas escolas precárias no estado, que poderiam se beneficiar financeiramente e disciplinarmente do projeto. Infelizmente, por viés ideológico de esquerda, o governo do ES não aderiu”, destacou o parlamentar.

O Ministério da Educação abriu no último dia 4, um novo período de adesão, desta vez, voltado para os municípios. As prefeituras interessadas poderão solicitar participação até o dia 11 de outubro. O programa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai injetar investimentos de R$ 1 milhão por escola (total de R$ 54 mi), que prevê a cessão de militares reformados para monitorar alunos e apoiar as ações administrativas.

O deputado complementa que o projeto traria maior “disciplina, segurança e conteúdo pedagógico” para alunos e servidores. “É inadmissível o ES ficar de fora de um projeto muito bom, que gera disciplina com conteúdo pedagógico, que poderia colaborar com a rede estadual de ensino”, aponta.

A adesão ao Programa era voluntária e Espírito Santo foi um dos dez estados que optaram por não aderir as Escolas Cívico-Militares. As regiões Centro-oeste, Sul e Norte tiveram adesão de todos os estados. Já no Nordeste, apenas o Ceará aderiu ao programa e, no Sudeste, Minas Gerais e por último São Paulo anunciaram interesse.

Por Kamilli Rampinelli

Categorias

jornalresgate