Dia do Empreendedorismo Feminino: Espírito Santo tem o Bandes como um dos principais incentivadores

A força feminina que movimenta o mercado capixaba e potencializa negócios de diferentes segmentos econômicos ganha mais força com financiamentos.

Celebrado nesta quinta-feira (19), o Dia do Empreendedorismo Feminino relembra as conquistas profissionais de mulheres que, com autonomia financeira e protagonismo nos negócios, foram bem-sucedidas. No Espírito Santo, as empreendedoras capixabas têm o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para a implantação, a modernização e a expansão de suas empresas, nos diversos setores e segmentos econômicos.

O Dia do Empreendedorismo Feminino foi instituído em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de incentivar a abertura de negócios por mulheres, impulsionando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Atualmente, de acordo com relatório do banco capixaba, 36,5% dos recursos liberados têm micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) capixabas lideradas por mulheres como destino.

O percentual de aplicação de recursos do Bandes é superior à participação feminina no mercado empresarial capixaba, que corresponde a 33%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, as mulheres estão à frente de mais de 197 mil negócios no Espírito Santo, com a maioria, aproximadamente 85%, trabalhando por conta própria; enquanto cerca de 13% são empregadoras.

Políticas de desenvolvimento e empreendedorismo feminino

A formulação e a indução de programas de fomento alinhados com políticas públicas de desenvolvimento são premissas de atuação do Bandes, seja por setor econômico, seja por região do Estado. Sabendo que a autonomia financeira e o protagonismo geram impactos positivos para as mulheres, o banco tem buscado trabalhar em suas soluções financeiras formas de possibilitar e ampliar o acesso aos recursos para empresárias.

Neste cenário, o Bandes vem buscando alternativas de recursos para fortalecer a sua capacidade de dar suporte financeiro por meio dos financiamentos. Uma dessas novas fontes são os recursos que estão sendo captados junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). E para reforçar o papel de instituição compromissada com o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, o Bandes deverá investir, no mínimo, 20% das operações de financiamentos para empresas lideradas por mulheres. A previsão é que os financiamentos entrem em operação em 2021.

A iniciativa do Bandes faz parte de ações de fomento que objetivam promover a participação e o desenvolvimento, criando alternativas de geração de emprego e renda como forma compensatória dos ajustes criados por outras políticas de cunho estratégico, como as políticas da área econômica.

Informações sobre linhas de financiamento:

www.bandes.com.br

faleconosco@bandes.com.br

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e iOS

Informações à imprensa:

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

Categorias

jornalresgate