Espírito Santo na “Corrida para o Zero”: empresas capixabas assinam contrato para fornecimento de biometano

VITORIA / ESPIRITO SANTO / BRASIL (25.11.2024) – Energisa – ESgas.
Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

 

Estado avança na transição energética com parceria entre Governo do Estado, ES Gás e Marca Ambiental

 

O Espírito Santo dá mais um passo rumo à descarbonização. Nesta terça-feira (13/05), o Governo do Estado, a ES Gás e a Marca Ambiental assinam o contrato de fornecimento de biometano para a rede de distribuição de gás canalizado do estado. O acordo é resultado de ações previstas e implementadas no programa de Governo, ES Mais+Gás, e marca um avanço estratégico na transição energética capixaba e fortalece o compromisso com a sustentabilidade e a economia de baixo carbono.

 

O contrato assinado viabilizará a o primeiro ponto de injeção de biometano na rede de distribuição de gás canalizado do Espírito Santo.

 

A Marca Ambiental, referência nacional em gestão de resíduos, está em fase avançada de construção de sua Usina de Biometano, localizada em Cariacica. A planta transformará resíduos orgânicos em energia renovável, contribuindo diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e fomentando a economia circular. Com o contrato firmado, a ES Gás será responsável por injetar e distribuir o biometano gerado, levando combustível limpo e sustentável a milhares de capixabas.

 

“Esse contrato marca o compromisso da ES Gás em impulsionar a diversificação energética no Espírito Santo, contribuindo para uma matriz energética estável e cada vez mais limpa. A distribuição do biometano reforça o uso de fontes renováveis e de baixa emissão de carbono, e se alinha ao compromisso de descarbonização da ES Gás e do Espírito Santo”, destacou Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.

 

O projeto também se alinha às campanhas globais “Race to Zero” e “Race to Resilience”, iniciativas que visam a neutralização das emissões de gases de efeito estufa até 2050 e o fortalecimento da resiliência climática, impulsionando uma economia verde e inovadora.

 

Publicado em 2024, o Plano Estadual de Neutralização de Emissões de GEE estabelece metas claras para descarbonização nas áreas de Energia & Indústria, Transportes, Resíduos e Agropecuária. A parceria entre a Marca Ambiental e a ES Gás se insere como uma das ações-chave para tornar o setor de resíduos mais eficiente e ambientalmente responsável, convertendo lixo orgânico em solução energética.

 

Sustentabilidade econômica e social

 

Além do impacto ambiental, o projeto gera empregos, movimenta a economia local e posiciona o Espírito Santo como referência em energia renovável. O empreendimento está alinhado à Política Estadual de Biometano, que estimula a produção e a comercialização do combustível no estado.

 

“Estamos otimistas com essa parceria, que potencializa a distribuição do biometano e viabiliza um projeto inovador, colocando o Espírito Santo na vanguarda da economia sustentável. A construção da primeira usina de biometano do estado em nossas instalações, onde já opera uma termelétrica a biogás, representa um marco para o estado. Com os incentivos no ES, conseguimos avançar na competitividade desse combustível limpo e garantir que ele chegue à população com valores acessíveis”, ressalta Diogo Ribeiro, diretor de energias renováveis da Marca Ambiental e Grupo Marca.

 

O governador em exercício do Estado do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, destaca os avanços. “Em pouco tempo que colocamos o ES Mais+Gás de pé, um programa com esforços coletivos, alguns bons resultados foram registrados rapidamente. Redução da tarifa do gás natural, diminuição do preço do combustível nos postos, referência e liderança nas negociações do mercado livre e agora esse marco do biometano. Com foco e ações efetivas os resultados práticos aparecem. Temos esse compromisso com iniciativas que incentivam e favorecem a transição energética. Inovação e parcerias estratégicas consolidando o Espírito Santo como protagonista nesse movimento.”

 

Com a assinatura do contrato, o Espírito Santo dá mais um passo concreto na transição energética, unindo governo e iniciativa privada em prol da sustentabilidade e da inovação.

 

Sobre a ES Gás

 

A ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado no Espírito Santo, regulada pela ARSP. Atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, climatização, cogeração e termoelétrico, atendendo mais de 84 mil clientes. Em 2023, a empresa passou por um processo de privatização e, atualmente, integra o portfólio do Grupo Energisa.

 

Sobre a Energisa

 

A Energisa é uma empresa que pensa no futuro desde 1905, pois inovação e empreendedorismo sempre estiveram em seu DNA. São 120 anos realizando histórias e evoluindo relações. Fundada na Zona da Mata mineira, a Energisa é hoje um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços que conecta pessoas e empresas às melhores soluções de energia e potencializa o futuro do país.

 

Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Contamos também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia.

 

Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição e comercialização de gás natural, através da aquisição da ES Gás e, desde novembro de 2024, com participação nos ativos da Cegás, Copergás, Algás e Potigás; e a geração, distribuição e comercialização de biogás, biometano e biofertilizante.

 

Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 977 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.

 

Sobre a Marca Ambiental

 

A Marca Ambiental é uma empresa do Grupo Marca, líder capixaba em soluções completas para o gerenciamento de resíduos há 30 anos no estado. Desde 1995, une pautas como inovação e sustentabilidade, em sua Central de Valorização de Resíduos.

 

Os serviços de seu portfólio abrangem iniciativas desde a coleta até a disposição final de resíduos das classes I, II A e II B, para segmentos diversos, entre os quais industriais e residenciais. Além disso, atua em frentes como a coleta e transporte especializados, tratamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) e efluentes, e reciclagem. Por meio da valorização de resíduos, destaca-se por possuir o maior parque de ecoindústrias do país, reunindo 14 empresas com foco em sustentabilidade.

 

Desde 2018, a Marca opera a primeira usina termelétrica do Espírito Santo, convertendo biogás em energia elétrica. Agora, avança rumo à valorização de resíduos com a construção da usina de biometano, gás renovável com potencial para substituir o gás natural fóssil, contribuindo para a descarbonização e a redução de emissões em aplicações veiculares e industriais.


Fernanda Vieira Borel Coutinho
Consult Comunic Bp II – DIRETORIA 
 

Deixe um Comentário