Sesc Mesa Brasil ensina receitas para aproveitar alimentos da raiz à folha na Semana S do Comércio

O programa é uma rede nacional de solidariedade que combate a fome e o desperdício. Aprenda a preparar receitas criativas, nutritivas e saborosas usando partes dos alimentos que muitas vezes são descartadas
O que você faz com a casca da manga? Já pensou em fazer um bolo? E que tal um brigadeiro feito com a casca da melancia? Ou um pastel recheado com talos de espinafre? O combate à fome começa com o combate ao desperdício de alimentos. Por isso, o Sesc Mesa Brasil preparou receitas deliciosas e nutritivas para que você aprenda a aproveitar os alimentos integralmente. Essas receitas serão ensinadas na Semana S do Comércio, no dia 17 de maio, sábado, no Ilha Buffet, em Vitória. Para participar da Aula Show, basta se inscrever no site https://fecomercio-es.com.br. A entrada será gratuita, mediante a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados ao programa Sesc Mesa Brasil.
Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Semana S do Comércio, evento nacional que vai acontecer de forma simultânea em todas as capitais do Brasil, é promovida no Espírito Santo pelo Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, em parceria com sindicatos empresariais. O objetivo é mostrar à sociedade capixaba o impacto do Sistema Comércio no dia a dia da população e das empresas e todo o trabalho que é realizado pela Fecomércio-ES, Sesc-ES e Senac-ES. A expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas em uma experiência de conexões, conhecimento e cidadania.
Para o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, o trabalho do Sesc Mesa Brasil de combate à fome e ao desperdício de alimentos promove cidadania e impacta diretamente na melhora da qualidade de vida da população.
“Por meio de ações educativas e da distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões comerciais, mas próprios para consumo, o programa Sesc Mesa Brasil complementa refeições em entidades sociais e nas famílias que mais precisam, no Espírito Santo”, afirma Idalberto Moro.
O diretor de Programas Sociais do Sesc, Romulo Gomes, destaca a atuação do Sesc Mesa Brasil como um dos maiores bancos de alimentos da América Latina. “É um modelo comprovado que gera ganhos sociais e ambientais, por meio da recuperação e redistribuição de alimentos. Aborda a fome crônica e mitiga as mudanças climáticas ao mesmo tempo. É a oportunidade de recuperar mais alimentos na cadeia de valor e mantê-los dentro do consumo humano”, explica.
Confira abaixo a programação das aulas show do Sesc Mesa Brasil na Semana S do Comércio e algumas receitas.
Serviço:
Semana S do Comércio
Data: 10 a 17 de maio
Programação completa: http://www.fecomercio-es.com.
Inscrições gratuitas: http://www.fecomercio-es.com.
Dia 17/05 – Sábado: evento aberto ao público no Ilha Buffet (área verde do Álvares Cabral), em Vitória, das 14h às 22h
Sesc Mesa Brasil convida: Aula Show – Da raiz à folha: a arte do aproveitamento integral dos alimentos
- Horário: 14:00 – 14:30
Local: Espelho D’Agua
- Almôndegas de batata-doce com casca e molho
- Bolo de casca de manga recheado
- Refrigerante caseiro
- Horário: 17:15 – 18:00
Local: Espelho D’Agua
- Pastel de forno de espinafre com recheio de chuchu e talos de espinafre
- Ketchup de melancia
- Brigadeiro branco com casca de melancia
RECEITAS
ALMÔNDEGAS DE BATATA DOCE
Ingredientes
2 unidades grandes de batata doce (1 kg) de com casca cozida
1 unidade média de couve flor (500 g) picada e cozida
2 ovos
1 maço pequeno de salsa e cebolinha (100 g cada)
1 colher de sopa de azeite
3 dentes de alho
½ cebola picada
600 g de farinha de rosca
3 pitadas generosas de sal
Molho
1 cebola grande picada
6 dentes de alho amassados
16 tomates bem maduros para molho
500 ml de água
4 colheres de sopa de óleo
2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de orégano
Modo de Preparo
Almôndegas
Em uma panela grande cozinhar as batatas com casca e a couve flor com talos. Após o cozimento escorrer a água e amassar com garfo até ficarem homogêneas. Em uma tigela, colocar as batatas e a couve flor amassadas. Em seguida, colocar os ovos, o azeite, a cebola, o alho, o cheiro verde, o sal, e mexer até misturar os ingredientes. Adicionar aos poucos a farinha de rosca até dar o ponto da massa. Modelar as almôndegas e reservar em uma assadeira. Levar uma panela com óleo ao fogo até aquecer e colocar as almôndegas para fritar até ficarem douradas. Após a fritura passar para um refratário com papel toalha e reservar. Se preferir, assar em forno médio.
Molho
Em uma panela com óleo, refogar a cebola e o alho e deixar dourar. Na sequência, colocar o tomate picado, misturar os ingredientes, acrescentar a água e deixar ferver até o ponto desejado. Rendimento: 70 unidades
REFRIGERANTE CASEIRO
Ingredientes
4 cenouras médias com casca
6 unidades de limões (1 xícara de chá de suco de limão)
1 laranja com casca sem semente
2 litros de água filtrada
1 litro de água com gás
8 colheres de açúcar
gelo à gosto
Modo de Preparo
Bata no liquidificador as cenouras com 2 xícaras (chá) de água. Coe e reserve o resíduo que pode ser utilizado em outras preparações. Junte ao suco de cenoura o suco de limão e a laranja. Bata novamente e coe. Acrescente o restante da água filtrada, a água com gás, o açúcar e o gelo.
Dica: A preparação necessita descansar para obter o sabor aproximado de refrigerante.
Sobre o Sistema Fecomércio-ES
A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 405.455 empresas, responsáveis por 58% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 652 mil pessoas. Com mais de 30 unidades, tendo ações itinerantes e presente em todos os municípios capixaba – seja de forma física ou on-line –, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e Faesa, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Sobre o Sesc-ES
O Serviço Social do Comércio (Sesc) tem um compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar do trabalhador do comércio, e essa proximidade maior entre as entidades fortalece nossa capacidade de impactar positivamente o nosso público. O Sesc, braço social da Fecomércio-ES, tem como missão promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, suas famílias e a sociedade em geral. Com atuação em todo o Espírito Santo, desenvolve ações voltadas para educação, saúde, cultura, lazer e assistência social. É referência em ensino infantil e fundamental, atendimento odontológico e médico, atividades culturais como teatro e música, turismo social com parques aquáticos e hotelaria inclusiva, além de iniciativas de combate à fome, como o programa Sesc Mesa Brasil.
Sobre o Senac-ES
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo é referência em educação profissional prestes a completar 80 anos, sendo uma instituição referência em inclusão, inovação e desenvolvimento humano. O Senac-ES oferece a excelência do ensino profissional nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo, ofertando cursos que vão desde a formação inicial continuada, com estudos para aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento, passando por formações técnicas, graduação e pós-graduação. Conta com 11 unidades físicas e quatro unidades móveis. Foi inaugurado no Espírito Santo em 1947.
Pir Kelly Kalle