Farmes e SBDES promovem Campanha de Prevenção à Diabetes em todo ES

Uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo conviva com a diabetes, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF).

No próximo dia 14 de novembro a Farmes, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes do Espírito Santo (SBDES), realizará uma Blitz da Saúde especial: uma grande campanha de prevenção à diabetes. O mês de novembro, além de ser marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata, também desponta com a campanha Novembro Diabetes Azul, que tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes.

Com mais de 180 lojas, distribuídas em 30 municípios do Espírito Santo, a Farmes usará a força do alcance de sua rede de farmácias para promover ações de prevenção e conscientização a respeito da doença. O mês foi escolhido porque, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, em homenagem ao descobridor da insulina, o médico canadense Frederick Banting. A descoberta, inclusive, completou 101 anos em 2022.

A International Diabetes Federation (IDF) estima que uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo conviva com a diabetes. No Brasil, o número de diabéticos ultrapassa os 16 milhões. Para promover a prevenção e a busca pelo diagnóstico, a IDF, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Novembro Diabetes Azul. A diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Os testes aplicados pela SBD nas lojas Farmes fizeram um rastreamento de risco de desenvolvimento da diabetes Mellitus, que mensura o risco que a pessoa tem em desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Além disso, serão medidas a glicose dos capixabas, que também receberam dicas de hábitos saudáveis que podem auxiliar na prevenção à diabetes.

A importância de campanhas como essa, informa Marcelo Frisso, Presidente da Farmes, “é que elas promovem o debate sobre o tema, e servem para estimular a curiosidade, seja para iniciar uma busca pelo diagnóstico ou seja para auxiliar em informações melhorias no tratamento daqueles pacientes que já estejam diagnosticados, além de aproximar, é claro, o laço de nosso cliente com nossas lojas”. A Blitz da Saúde é uma prática consistente da Farmes, afirma Frisso, que sempre adere às agendas das campanhas de saúde do país.

O grande diferencial, explica o presidente da Farmes “para termos nos transformado na maior Rede de Farmácias do Espírito Santo é o nosso investimento em tecnologia, comunicação, estrutura, profissionais qualificados, mas, principalmente estarmos juntos com nossos clientes”.

Categorias

jornalresgate