Festival promove a difusão do Contato Improvisação no Sul do Estado

1º ESimContato traz artistas de diferentes regiões do Brasil para Cachoeiro esta semana.

O 1º ESimContato nasce como o Festival pioneiro no Espírito Santo a se dedicar na formação e capacitação na dança Contato Improvisação. Com o tema “Corpos em Desenquadramento” o evento traz uma programação intensiva e gratuita durante os dias 17 a 24 de abril em Cachoeiro de Itapemirim.

O Festival é um local de formação, capacitação e multiplicação da prática de Contato Improvisação ou Contact Improvisation que é uma dança criada nos EUA pelo coreógrafo Steve Paxton. A prática consiste na exploração de movimentos corporais improvisados através de princípios como o toque, a troca de peso e a consciência corporal. 

De acordo com Weber Cooper, um dos produtores executivos, foram selecionados 31 alunos para as oficinas, dentre capixabas e pessoas de outras regiões – São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. “Com o desejo de democratizar o acesso ao Contato Improvisação o Festival promove todas as atividades gratuitas e ainda estamos oferecendo bolsa-auxílio para participantes em vulnerabilidade sócio-economica”, afirma Weber.

As oficinas são ministradas pelos professores Panmella Ribeiro (Minas Gerais) e Rodrigo Cardoso (São Paulo) e acontecem todos os dias na Estação Cidadania-Cultura “Sérgio Sampaio”. O evento conta também com atividades abertas ao público geral. Na quinta-feira (21), às 20h, no Circo da Cultura haverá a Jam Session – improvisação de dança com música ao vivo. A música será comandada pelo regente Fábio Coruja. E no sábado (23), a partir das 8h, acontece uma performance coletiva no centro da cidade, como resultado das oficinas.

O evento é uma realização do GRUPO ATUAÇÃO e foi aprovado em edital Setorial de Dança da Secretaria de Cultura do Espírito Santo e recebe recursos do Funcultura. 

1º ESimContato – Festival de Contato Improvisação do Espírito Santo

Quando: 17 a 24 de abril

Onde: Estação Cidadania-Cultura “Sérgio Sampaio”, bairro Rui Pinto Bandeira, 

Cachoeiro de Itapemirim – ES

 

Jam no Circo da Cultura

Quando: 21/04, a partir das 20h

Onde: Circo da Cultura, Beira Rio, Cachoeiro

 

Intervenção de dança pela Cidade

Quando: 23/04, a partir das 8h

Onde: Centro de Cachoeiro

 

Confira toda a programação: http://tiny.cc/esimcontato 

 

Categorias

jornalresgate