Findes/Ideies lança o Indicador de Ambiente de Negócios – IAN nesta terça-feira (08)

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies), lança nesta terça-feira (08) o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2020, 2º edição da ferramenta. A finalidade é de sinalizar, como um farol, um caminho para auxiliar o gestor público a elaborar estratégias de melhoria da qualidade das políticas públicas que afetam o seu território.  

O lançamento será online e transmitido pelo canal do YouTube da Findes, às 18h. Será realizado, também, às 11h, uma coletiva de imprensa transmitida pela Plataforma Zoom. 

A ferramenta, apresenta 39 indicadores, divididos em 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho do mercado, educação, saúde e qualificação da mão de obra), agregadas em 4 eixos (infraestrutura, capital humano, gestão fiscal e potencial de mercado). 

O IAN 2020 pode ser visto como um fator de atração de investimentos, ao auxiliar os empreendedores a conhecer as realidades específicas sobre ambiente de negócios dos municípios do Espírito Santo. Em suma, o IAN trata-se de um primeiro olhar qualificado sobre o território. 

Além disso, o IAN 2020 permitirá a análise da evolução dos indicadores para cada município do ES, entre 2019 e 2020. Com isso, os gestores públicos, empresários e a sociedade em geral passa a ter não só um retrato da situação do ambiente de negócios do seu município, mas também consegue analisar essa situação de forma dinâmica em dois diferentes períodos. Neste ano, o IAN possibilitará um maior leque de comparações em nível de categorias e de indicadores, o usuário poderá comparar o município selecionado com diferentes agrupamentos regionais, bem como confrontar com qualquer outro município a sua escolha. 

A apresentação dos dados continuará sendo por meio do Portal da Indústria do ES em que os municípios recebem uma pontuação para cada um dos eixos e uma pontuação agregada – IAN, tanto para 2019 como para 2020. As pontuações são obtidas por uma média quantitativa de indicadores mapeados e ponderados por uma metodologia pré-definida. Ademais, o dado poderá ser acessado para cada um dos eixos, para cada categoria e para cada um dos indicadores constituindo em uma ferramenta de identificação de gargalos e de boas performances locais em um nível considerável de detalhes.  

Cabe ressaltar que os municípios seguem agrupados em clusters de similaridades, com o objetivo de respeitar as diferenças e as semelhanças de cada conjunto de localidades.  

O IAN 2020 também apresenta algumas saídas possíveis a diferentes problemas para realidades análogas àquelas dos municípios capixabas, por meio do banco de boas práticas de procedimentos que vêm sendo adotados por outras cidades do Brasil. 

Neste ano em que o mundo se defronta com uma pandemia de proporções inimagináveis que afeta tanto a qualidade de vida das pessoas quanto impacta as atividades econômicas, faz-se necessário chamar ainda mais a atenção para a dimensão “saúde” no âmbito dos territórios. Nesse sentido, cabe salientar que vários estudos econômicos indicam que os investimentos na saúde propiciam ganhos de produtividade com impactos no crescimento econômico de longo prazo. Em síntese, uma cidade mais saudável apresentaria níveis maiores de produtividade nas empresas e levaria a melhores condições de negócios no âmbito local.  

Com isso, o IAN 2020 abriu o olhar para a categoria saúde do eixo capital humano, por meio da perspectiva de uma cidade saudável, isso foi feito com a criação de um painel de indicadores oficiais e públicos, organizados através de eixos temáticos que permitem identificar uma abordagem multidimensional e integrada da saúde no território, abarcando elementos que representam uma vida saudável e plena na cidade. 

RAIANNE TREVELIN

Analista de Comunicação

 

 

 

 

Categorias

jornalresgate