970x250_PVV_0007_25_BI_IPTU_2025_

InfraLeste: Federações das Indústrias lançam Fórum para impulsionar logística nacional

Seis federações do país (Findes, Fieb, Fieg, Fiemg, Firjan e Fiesp) se uniram para contribuir com a integração logística do país. Evento de lançamento do Fórum de Infraestrutura do Arco Leste acontece no dia 11 de junho, na Findes, em Vitória

  O Espírito Santo será palco do Fórum InfraLeste, iniciativa que tem o objetivo de conectar o setor produtivo a autoridades estaduais e nacionais da área de infraestrutura para debater soluções que transformem o Arco Leste em uma integração logística estratégica para o Brasil. O evento de lançamento do Fórum de Infraestrutura do Arco Leste acontece no dia 11 de junho (quarta-feira), das 14h às 18h, no auditório da Findes (9º andar), em Vitória.  

O encontro reúne as Federações das Indústrias idealizadoras do projeto – Espírito Santo (Findes), Bahia (Fieb), Goiás (Fieg), Minas Gerais (Fiemg), Rio de Janeiro (Firjan) e São Paulo (Fiesp). Entre as presenças confirmadas estão: o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos; o presidente da Associação Brasileira de Ferrovias Autorizadas, José Roberto Barbosa; e o CEO do MoveInfra, Ronei Glanzamann.  

Durante a agenda, também acontecerão a assinatura do Termo de Cooperação entre as federações, painéis sobre o posicionamento do Arco Leste na logística nacional e o Arco Leste como alternativa de integração Porto – Ferrovia. O Fórum conta com o apoio do Ministério dos Transportes, do Ministério de Portos e Aeroportos, da ANTT e da Infra SA.  

Interessados já podem fazer as inscrições: https://findes.online/infraleste 

O presidente da Findes, Paulo Baraona, explica que o evento reforça o protagonismo da indústria e do setor produtivo na construção de uma agenda colaborativa com o poder público. “A Federação há anos trabalha para integrar e desenvolver a logística capixaba, porque entende que ela é indispensável para a competitividade das indústrias. E o Fórum é o primeiro passo para uma agenda estratégica que fortalece a competitividade regional e nacional.”  

A infraestrutura é também um dos maiores desafios do Custo Brasil. Segundo Baraona, quando a empresa reduz o custo com logística e infraestrutura, ela aumenta a competitividade dos seus negócios. “É por isso que queremos ser protagonistas nessa pauta e construir, em conjunto com outros atores, soluções que contemplem as especificidades de cada região. Fortalecer o debate de infraestrutura investindo em temas comuns entre os estados será fundamental para evoluirmos nessa agenda”, destaca. 

Fórum InfraLeste 

O Fórum InfraLeste congrega as Federações das Indústrias de seis estados – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – com o objetivo de integrar e alinhar agendas comuns voltadas ao desenvolvimento da infraestrutura logística regional e nacional. Entre os temas que serão discutidos estão:  

    • Regulação dos modais logísticos; 
    • Licenciamento ambiental;  
    • Integração dos modais e aumento de eficiência no transporte de cargas;  
    • Intervenção em áreas para desenvolvimento de infraestrutura logística;  
    • Redução de custos logísticos e ampliação de competitividade.  
  •  
  •  

Arco Leste: uma rota estratégica para o futuro do Brasil  

O Arco Leste conecta os portos da Bahia ao Rio de Janeiro, passando pelos complexos portuários do Espírito Santo, com a estrutura logística atual, permitindo o escoamento eficiente da produção do Centro-Oeste (Goiás, Matogrosso e Distrito Federal), Bahia e Minas Gerais, além do oeste paulista. Essa rota integra portos, ferrovias, rodovias e aeroportos, consolidando-se como uma solução logística nacional. “Fortalecer o Arco Leste será crucial em um momento decisivo do crescimento da produção industrial e da agroindústria no Brasil.”, enfatiza Baraona.  

O presidente da Findes ainda destaca que o país precisa investir mais em infraestrutura. Segundo estudo elaborado pelo economista Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, para o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada-Infraestrutura (Sinicon), entre 2022 e 2024, o Brasil não investiu nem 2% do seu PIB ao ano em infraestrutura. Especialistas e entidades como a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e o Banco Mundial apontam que o ideal seria investir entre 3,7% e 4,3% do PIB anualmente para garantir a manutenção, expansão e modernização da infraestrutura nacional. 

“A infraestrutura é um motor para o desenvolvimento socioeconômico e sempre foi uma prioridade para a Findes. Neste momento, voltar a atenção para essa área se faz ainda mais necessário diante das mudanças que estão por vir com a reforma tributária. Somos um Estado com um mercado consumidor pequeno, mas com potencial logístico gigante. Estamos diante de uma grande oportunidade de nos consolidarmos como um hub logístico e ainda oferecer soluções para outras regiões do Brasil por meio do Arco Leste.”, afirma Baraona. 

5 objetivos estratégicos do Fórum Infraleste:  

. Integrar o setor produtivo e o poder público para destravar investimentos em infraestrutura e modernizar a logística do Arco Leste.  . Aumentar a competitividade regional e nacional, com redução do custo logístico e maior eficiência no escoamento de cargas.  . Integrar estados com produção e modais logísticos estratégicos (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas, Rio de Janeiro e São Paulo), impulsionando uma cadeia produtiva integrada e sustentável.  . Construir um ambiente propício à viabilização de obras e investimentos, debatendo temas como regulamentação, licenciamento e desapropriação.  . Fortalecer o protagonismo do setor produtivo, com as Federações das Indústrias liderando uma agenda colaborativa com o governo e defendendo o desenvolvimento do Arco Leste. 

Programação completa:  

11 de junho (quarta-feira) 

14hAbertura do Fórum InfraLeste 

  • Paulo Baraona – Presidente da Findes 

  • André Luiz Baptista Lins Rocha – Presidente da Fieg 

  • Carlos Henrique Passos – Presidente da Fieb 

  • Luiz Césio Caetano – Presidente da Firjan 

  • Luís Felipe Valerim Pinheiro – Representante da Fiesp 

  • Victório Duque Semionato – Representante da Fiemg 

 14h45Painel: Panorama de lideranças 

  • Guilherme Sampaio – Diretor-Geral da ANTT 

  • Jorge Bastos – Diretor-presidente da Infra S.A. 

  • Ricardo Ferraço – Vice-governador do ES 

  • Renato Casagrande – Governador do ES 

15h15Posicionando o Arco Leste na logística nacional 

  • Ronei Glanzamann – CEO do MoveInfra 

  • João Lanza – Professor da FGV e especialista em Transportes 

  • Mauro Ribeiro Viegas Filho – Representante dos Conselhos de Infraestrutura 

16h15Coffee e Networking 

<span class=”NormalTextRun SCXW34485666 BCX0″ style=”-webkit-user-drag: none; -webkit-tap-highlight-color: transparent; margin: 0px; padding: 0p

Crédito: Paulo Duarte 

Crédito: Pixabay

Crédito:Codesa

Crédito: Denit 

Categorias

Jornal Resgate