Narrativas sonoras para primeira infância é tema de live nesta quarta (25).

Bate-papo on-line, marcado para as 20h, será promovido pela equipe do podcast “Histórias pra Boi Dormir”, de Vargem Alta


Lançado no início deste mês de agosto, o podcast infantil “Histórias pra Boi Dormir” apresenta causos mirabolantes contados pelo personagem vô Mário ao seu neto, João, em Vargem Alta, no interior do Espírito Santo. A partir da experiência de produção do podcast, a equipe do projeto promoverá, nesta quarta-feira (25), às 20h, um bate-papo on-line para abordar o tema “Processos de criação de narrativas sonoras para a primeira infância”.

live será transmitida pelo canal do podcast no YouTube. Dentre os integrantes da equipe que participarão do bate-papo estão: a diretora, Sara Passabon; o roteirista, ator e editor, Victorhugo Amorim; Weber Cooper, que também atuou como roteirista e ator e trabalhou na trilha sonora; e João Marchiori, responsável pelas ilustrações.

A secretária de Educação de Vargem Alta, Michele Sampaio, também estará presente como convidada especial. Michele é pedagoga, com atuação na rede municipal de Vargem Alta, e tem mestrado em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Além de falar um pouco sobre como foi o nosso processo de produção, esse bate-papo on-line será uma oportunidade para ampliar as discussões sobre as possibilidades proporcionadas pelas narrativas sonoras para as crianças, em um mundo de excesso de imagens”, comenta Victorhugo Amorim.

Caderno de atividades e brincadeiras

Também na quarta-feira, será lançado, em formato e-book, um caderno de atividades e brincadeiras relacionado ao podcast. O material apresenta dicas de atividades a serem realizadas com as crianças, a partir das histórias contadas em cada um dos seis episódios.

“A ideia é que pais, responsáveis e educadores possam utilizar esse material para ampliar as experiências proporcionadas pelas histórias, tornando as atividades com as crianças mais criativas e divertidas”, explica Victorhugo Amorim.

O caderno de atividades e brincadeiras poderá ser baixado, gratuitamente, no site oficial do projeto: www.historiaspraboidormir.com.br.

O podcast

Direcionado a crianças de até seis anos, o podcast “Histórias pra Boi Dormir” possui seis episódios: “O dia em que coloquei o boi pra dormir”; “A capivara que virou astronauta”; “A galinha-galo”; “Nasceu banana no pé de café”; “O lagarto que virou pedra”; “A carona que dei pro bode”. Todos eles podem ser ouvidos, de forma gratuita, no site oficial do podcast e nas plataformas YouTube, Spotify e Deezer.

Produzido pelo Coletivo Campo Aberto e pela Tangerinas do Deserto Produções, o projeto foi selecionado no edital de Cultura Digital, da Lei Aldir Blanc (Inciso III), lançado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), com recursos repassados pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.

Serviço:

Bate-papo on-line: Processos de criação de narrativas sonoras para a primeira infância
Quem participará: equipe do podcast “Histórias pra Boi Dormir” e secretária de Educação de Vargem Alta, Michele Sampaio
Quando: 25/08 (quarta-feira), às 20h
Onde: YouTube do podcast “Histórias pra Boi Dormir”

Caderno de atividades e brincadeiras
O que é: material gratuito de acompanhamento ao “Podcast Histórias pra Boi Dormir”
Público-alvo: pais, responsáveis e educadores de crianças de até 6 anos
Onde encontrar: no site www.historiaspraboidormir.com.br, a partir de 25/08

Podcast Histórias pra Boi Dormir
Realização: Coletivo Campo Aberto e Tangerinas do Deserto Produções (Vargem Alta-ES)
Público-alvo: crianças até 6 anos
Onde ouvir: no site oficial (www.historiaspraboidormir.com.br) e nas plataformas YouTubeSpotify e Deezer

jornalresgate