
Novos conteúdos sobre patrimônio imaterial estão disponíveis em portal de associação cachoeirense

Crédito das fotos : Luan Volpato.
A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense é uma entidade que, há mais de 20 anos, reúne os grupos de patrimônio imaterial do município – como capoeira, caxambu, folia de reis, boi pintadinho e tantos outros – e realiza projetos para fortalecê-los.
Desde 2023, todas as informações sobre a Associação e seus membros podem ser consultadas em seu portal institucional, que foi estruturado por intermédio da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal de Cachoeiro. Agora esse site acaba de se tornar uma fonte de pesquisas ainda mais robusto, com o acréscimo dos perfis de grupos e mestres que ainda não constavam em suas páginas. Esse aprimoramento de conteúdo, realizado a partir de entrevistas e pesquisas diretas com os próprios mestres e integrantes dos grupos, é a premissa do projeto intitulado Atualização e expansão de conteúdo do website da Associação de Salvaguarda, também contemplado pela Lei Rubem Braga, de Cachoeiro.
Os resultados dessa ampliação e as novas seções do site foram apresentadas oficialmente aos membros da Associação em reunião de lançamento realizada neste sábado (31), no Palácio Bernardino Monteiro. A mestra de caxambu Zeli Ventura, do grupo Santa Cruz, do quilombo Monte Alegre, comemora: “Ver uma parte da história de todos nós ali, disponível para qualquer pessoa acessar e conhecer nosso trabalho, é muito gratificante. Esperamos que, assim, mais gente se sinta motivada a nos visitar e conhecer pessoalmente o que os grupos da nossa cultura realizam”, pontua ela.
O portal também passa a ter um novo endereço, muito mais adequado ao seu atual momento, e agora pode ser acessado em www.patrimoniocachoeiro.org. No site da entidade, além dos novos perfis dos seus componentes, os visitantes também podem conferir as ações e os produtos já lançados e produzidos ao longo de mais de duas décadas de existência – como livros, documentários, exposições, CDs, oficinas e eventos –, além de acompanharem as conquistas e os projetos mais recentes – como o recebimento da premiação nacional Rodrigo Melo Franco de Andrade, pelo projeto Trilhas do Quilombo Monte Alegre, e o início das atividades do Pontão de Cultura da Associação, que está em fase de início de implementação.



Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense
(27) 99915-2453

Relacionado
Categorias Cultura
