Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imateria

 
Créditos:  Luan Volpato.

A Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense acaba de dar mais um passo em sua missão de fomentar e perpetuar as tradições dos seus grupos de patrimônio imaterial. Trata-se do projeto Pontão de Cultura, que reunirá uma série de atividades a serem desenvolvidas ao longo de doze meses com diversos grupos de capoeira, bate flechas, caxambu, folia de reis, boi pintadinho, charola de São Sebastião e quadrilha.

As ações se iniciam com uma formação cultural e cidadã, por meio de cursos mensais, abordando os temas de inclusão e acessibilidade e tratando dos saberes ancestrais e de construção de lideranças. O intuito é capacitar mestres e componentes dos grupos associados à entidade, para que possam replicar esses conhecimentos em suas comunidades.
 
Dando sequência ao projeto, também ocorrerão oficinas de transmissão de conhecimentos sobre os folguedos da cultura cachoeirense, com a promoção de encontros periódicos para a articulação e a potencialização das ações já desenvolvidas pelos grupos em suas comunidades. As atividades serão desenvolvidas em diversos bairros periféricos e em áreas rurais de Cachoeiro de Itapemirim, impactando crianças, adolescentes e jovens dessas localidades. Os oficineiros serão os mestres de cada grupo.

Ao longo deste ano, haverá, ainda, a realização de uma série de festas tradicionais de cada folguedo, reunindo os grupos associados e também visitantes. São festividades já consolidadas e ancestrais, que buscam realizar um resgate histórico, promover interações entre grupos coirmãos e transmitir conhecimentos de forma prática às novas gerações, contribuindo para incentivar os seus componentes a seguir com as atividades e estimular a entrada de novos participantes.

O ponto de partida do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense ocorreu com uma reunião no último sábado (31), em que as ações foram apresentadas oficialmente aos membros da entidade. Foi elaborado, ainda, um cronograma das atividades a serem desenvolvidas nos próximos meses, as quais contarão com a participação ativa das lideranças de cada grupo.

“O reconhecimento da nossa Associação como Pontão de Cultura é resultado de 25 anos de muito trabalho em prol da preservação do patrimônio imaterial de Cachoeiro. Ao longo desses anos, as atividades realizadas impactaram diversos bairros e distritos do município, e agora, com esse reconhecimento, ampliaremos ainda mais nosso trabalho”, afirma Genildo Coelho Hautequestt Filho, coordenador de projetos da entidade.

Vale destacar que, de 2011 a 2015, a Associação de Salvaguarda (anteriormente denominada Associação de Folclore do Município de Cachoeiro) realizou o projeto Ponto de Cultura do Folclore, pelo qual foram ofertadas aos membros da entidade – principalmente crianças e adolescentes – diversas atividades formativas, como oficinas de contação de histórias, de folias de reis, de bate flechas e de capoeira, além da implantação de 3 bibliotecas comunitárias.

Os Pontos e Pontões de Cultura são entidades que desenvolvem ações de impacto sociocultural em suas comunidades em todo o Brasil, valorizando e fomentando o essencial trabalho dos fazedores de cultura, mestres e mestras, artistas, criadores, agentes culturais, trabalhadores, grupos, comunidades e redes. As organizações são reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura – Minc e seus parceiros, como o Governo do Estado. Os Pontos e Pontões de Cultura são monitorados e avaliados pela plataforma Rede Cultura Viva, que é coordenada pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, e redes.

As ações do Pontão da Associação podem ser acompanhadas pelas redes sociais e pelo próprio site da entidade: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais encontram-se em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci. Este é um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Cultura Viva. Conta também com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo.
 
 
Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense
(27) 99915-2453

Deixe um Comentário