SALVAR VIDAS: LIÇÕES DOS BOMBEIROS SOBRE A MISSÃO DE JESUS CRISTO

https://whatsapp.com/channel/0029VayilyCElah1D90jvG0Z

Pr. Cleber Montes Moreira

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10)

Recebi um vídeo do irmão Hércules mostrando o treinamento de sua filha Fernanda no Corpo de Bombeiros. Nele, ela descia por um estreito tubo de concreto, simulando uma situação real de resgate. Aquela cena me fez refletir sobre o trabalho dos bombeiros e como ele pode ilustrar a missão de Jesus Cristo no mundo.

*Uma missão de resgate*
Os bombeiros têm uma missão clara: salvar vidas. Da mesma forma, Jesus declarou que veio ao mundo para “buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19:10). Assim como os bombeiros se arriscam em situações perigosas para resgatar pessoas, Jesus entregou a própria vida, enfrentando a cruz, para resgatar pecadores da perdição eterna.

*A incapacidade humana*
As pessoas que precisam ser resgatadas por bombeiros geralmente estão em situações em que não conseguem salvar a si mesmas. Espiritualmente, o ser humano encontra-se incapacitado de escapar por conta própria do pecado e de suas consequências. A Palavra de Deus afirma: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Precisamos de um Salvador. E a Escritura é clara ao declarar que “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

*A salvação é para todos*
Os bombeiros não escolhem quem ajudar. Não importa a condição econômica, a idade ou a etnia — para eles todas as vidas realmente importam! Semelhantemente, Jesus oferece a salvação a todos. Ele convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), e a graça salvadora está disponível para qualquer um que se arrependa e creia.

Quando Jesus proferiu as palavras registradas em Lucas 19:10, Ele estava na casa de Zaqueu, um cobrador de impostos desprezado por seus conterrâneos. Ele era visto como um grande pecador, mas o Salvador foi até ele para demonstrar que ninguém está fora do alcance de Sua graça. Assim como os bombeiros enfrentam situações difíceis para resgatar vidas, Jesus se aproxima dos marginalizados e rejeitados, mostrando que Seu amor e salvação estão ao alcance de todos.

*Invocando o nome de Jesus*
Os bombeiros entram em ação quando são chamados para uma emergência. Jesus está pronto para salvar a qualquer que invocar o seu nome. A Bíblia diz: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13). Essa resposta envolve arrependimento e fé. Saber que Jesus é Salvador não basta; é preciso confiar n’Ele, entregar-Lhe a vida e reconhecê-Lo como Senhor. Ele prometeu: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:32).

*O fogo do qual só Jesus pode livrar*
Enquanto os bombeiros salvam pessoas de incêndios físicos, Jesus é o único que pode nos livrar da condenação do fogo eterno (Mateus 25:41). Sua obra redentora na cruz oferece libertação do pecado e da morte espiritual. Ele prometeu: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

*Conclusão: o Salvador está pronto*
Assim como os bombeiros estão sempre prontos para agir, Jesus Cristo está sempre disponível para salvar aqueles que, pela fé, se voltam a Ele. Sua salvação é completa, segura e eterna. Ele está de braços abertos, pronto para perdoar pecados, dar nova vida e conceder a verdadeira paz.

Não adie a sua decisão, clame por Jesus agora mesmo: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

*Oração:*
Senhor, reconheço que sou incapaz de me salvar. Sou pecador e preciso da Tua graça. Neste momento eu clamo por salvação, e entrego minha vida a Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Perdoa os meus pecados, transforma-me em uma nova criatura e guia-me pelo Teu caminho. Obrigado porque enviaste Teu Filho para buscar e salvar o que estava perdido. Em nome de Jesus, amém.

Edificou? Compartilhe!
Acesse o canal e leia outras devocionais.

Categorias

Jornal Resgate