Sementes marca presença no Sustentabilidade Brasil 2025 em Vitória

 

O programa de aceleração Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), teve atuação de destaque na Conferência Sustentabilidade Brasil 2025, realizada de 11 a 14 de junho na Praça do Papa, em Vitória.

O evento, considerado um dos maiores fóruns nacionais sobre ESG, inovação e sustentabilidade, mobilizou gestores públicos, especialistas, acadêmicos e empresários ao longo de quatro dias de painéis, oficinas, shows e encontros intersetoriais, com discussões centradas em temas como transição energética, justiça climática, economia circular e comunicação ambiental.

A participação do Sementes foi alinhada à proposta do evento de gerar soluções práticas e transformadoras, apresentando o programa que entra, no próximo mês, na fase de aceleração das startups. A equipe apresentou o programa a possíveis investidores, apoiadores e ao público, reforçando sua importância no ecossistema empreendedor local nesse debate nacional.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da presença do Sementes no evento. “O Sementes chega à Sustentabilidade Brasil 2025 com a missão de promover inovação que transforma. Estar aqui representa ampliar o impacto do programa no debate nacional sobre inovação socioambiental e destacar o Espírito Santo como referência em aceleração de startups.”

A fala do secretário ressalta o objetivo central do Sementes: promover inovação e capacitação para que empreendimentos locais contribuam efetivamente com os objetivos estratégicos de desenvolvimento sustentável do Espírito Santo e do Brasil.

 

Sobre o Sementes

Ao final de maio, o programa publicou o resultado da seleção das 50 startups aprovadas para iniciar o processo de aceleração e mentorias. A partir de julho, essas empresas receberão o aporte de R$ 100 mil e suporte intensivo incluindo mentorias com especialistas de mercado e academia; acesso a rede de investidores e parceiros institucionais; e capacitação em modelos de negócios com foco em soluções inovadoras para os nove municípios atendidos pelo programa: Colatina, Linhares, São Mateus, Aracruz, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Fundão, Marilândia e Serra.

A iniciativa é realizada pela Secti  com recursos de R$ 7,6 milhões da Fapes, tendo como meta fortalecer o ecossistema de inovação e contribuir com as estratégias estaduais voltadas à transição ecológica e tecnológica.

Assessoria de Comunicação da Secti

Bernardo Barbosa

(27) 3636-1806 

comunicacao@secti.es.gov.br

 

Comunicação Sementes do Rio Doce

Claudia Sabadini

sementesdoriodoce@secti.es.gov.br

 

Deixe um Comentário