Senac Espírito Santo capacita novos chefs em programa gratuito de gastronomia

Entre panelas, temperos e dedicação, um grupo de estudantes deu o primeiro passo para transformar a paixão pela gastronomia em profissão. Em fevereiro, o Senac Espírito Santo promoveu a formatura da mais recente turma do Programa Jovem Chef, realizada no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória. Após mais de 300 horas de qualificação, nove jovens concluíram o curso e estão preparados para ingressar no mercado de trabalho.
A cerimônia foi planejada nos mínimos detalhes e contou com um toque especial: a participação da turma do curso Técnico em Eventos do turno noturno, sob orientação das Instrutoras do Senac-ES, Carla Vianna e Danielle Pimenta. A experiência prática possibilitou que os alunos aplicassem os conceitos aprendidos em sala de aula, agregando ainda mais valor no encontro que exaltou o poder transformador da educação profissional.
Elen Santos, 52 anos, é aluna do curso Técnico em Eventos e natural do Rio de Janeiro. Em 2023, se mudou para o Espírito Santo com a família e encontrou no curso uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional. Ela exerceu com maestria a função de Mestre de Cerimônia. “A entrada foi muito marcante. A reação deles com os profissionais, e especialmente a família, expressava um semblante de orgulho e o sentimento de dever cumprido”, relatou.
Durante a solenidade, os formandos demonstraram gratidão pela oportunidade. O momento foi marcado por depoimentos e o discurso da oradora da turma, Júlly Evelyn, na presença da Coordenadora de Educação Profissional do Hotel Escola Senac Ilha do Boi, Rosângela Surlo; da Analista de Educação Profissional, Emanuelle Aquino e da Instrutora do Senac-ES, Vavá Pedroni.
Experiência profissional e aprendizado
Anteriormente, em 12 de fevereiro, os futuros chefs proporcionaram um verdadeiro show de talentos ao apresentarem o projeto integrador de conclusão de curso: um café colonial que contou com a participação de familiares, amigos, alunos da turma de garçom e funcionários do Hotel Senac. A atividade é apenas uma entre as várias ações que permitiram que os participantes tivessem uma vivência real do mercado e demonstrassem suas habilidades em um ambiente profissional.
A Coordenadora de Educação Profissional do Hotel Escola Senac Ilha do Boi, Rosângela Surlo, destacou a importância do Programa na trajetória dos alunos. “O Jovem Chef transforma vidas ao abrir portas para um mercado dinâmico e repleto de oportunidades. Ver esses jovens concluindo essa etapa é um atestado de sucesso dos programas sociais ofertados pelo Senac”, afirmou.
Já a instrutora da turma, Vanussa Pedroni, ressaltou a evolução dos alunos ao longo do curso. “Acompanhar esse crescimento foi incrível. Desde os primeiros desafios na cozinha até a execução do projeto integrador, cada aluno demonstrou dedicação e paixão pela gastronomia. Tenho certeza de que sairão daqui preparados para enfrentar novos desafios”, disse.
Sobre o Programa Jovem Chef
O Programa Jovem Chef faz parte do Ser Senac, um conjunto de ações sociais afirmativas que promovem inclusão e qualificação profissional. Destinado a jovens de 17 a 29 anos, o curso tem como objetivo formar novos talentos para o setor gastronômico, ampliando as oportunidades de ingresso no mercado de trabalho. A formação alia teoria e prática, permitindo que os alunos desenvolvam competências essenciais para atuar em cozinhas profissionais.
Sérgio Filho
Assessor de Imprensa do Senac-ES
Agência Braspub e Empreendimentos LTDA-ME
Telefone: (27) 3180-0609 ou (85) 98566-5696
***
Fotos: Ayan Alexandre da Silva
Relacionado
