Sesi ES prorroga preenchimento de cadastro de interesse para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O novo prazo é até o dia 06 de junho. Ao todo foram abertas 518 vagas no Estado para a EJA Profissionalizante. Além de concluir o Ensino Médio, o aluno é matriculado automaticamente em um curso de qualificação do Senai ES.
 
 
O Sesi ES prorrogou o prazo para o preenchimento do cadastro de interesse para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante no modelo Ensino à Distância (EaD). Os interessados devem acessar sesies.com.br/eja até o dia 06 de junho. Ao todo foram abertas 518 vagas no Estado. As aulas são totalmente gratuitas e o curso é voltado para quem deseja concluir o Ensino Médio e ainda aprender uma profissão.
 
A EJA Profissionalizante no modelo à distância foi pensada especialmente para o aluno adulto concluir o nível médio de forma rápida e eficaz, com até 18 meses de duração. Uma proposta flexível que permite ao aluno atrelar o estudo a sua rotina já que poderá acessar os conteúdos via internet em qualquer lugar e horário. Uma alternativa de aprendizado que atende às exigências da atualidade, em um mundo cada vez mais conectado.
 
Além disso, o fato de ser profissionalizante possibilita ao aluno a se qualificar para o mercado de trabalho. Isso porque o curso profissionalizante faz parte da grade de ensino. Ou seja, os alunos que cursarem na EJA Profissionalizante serão matriculados automaticamente em um curso de qualificação profissional, que será oferecido em parceria com o Senai ES de forma totalmente gratuita.
 
As oportunidades são para as unidades Sesi de Araçás, em Vila Velha; Civit, na Serra; Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e Linhares.
 
 
Metodologia
 
A EJA Profissionalizante EAD usa uma metodologia exclusiva: o reconhecimento de saberes. Por meio dela, os professores do Sesi ES identificam, validam e certificam as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante adulto.
 
Esse reconhecimento acontece ao longo de todo o curso, mas em especial no período de Diagnóstico Inicial realizado no começo das aulas.
 
Dinâmica
 
As aulas acontecerão de forma on-line, durante quatro dias na semana, período em que poderá acessar a plataforma de estudos de onde quiser e no melhor horário. Para participar das aulas na modalidade EaD, o aluno deverá dispor de computador ou notebook com acesso à internet banda larga, navegador de internet instalado, webcam e microfone, pois os conteúdos são apresentados em uma plataforma digital, denominada ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
 
Nela serão disponibilizados materiais multimídias elaborados exclusivamente para o desenvolvimento do curso. No curso, também estão previstas atividades, aulas e avaliações presenciais.
 
Qualificação
 
Assim que efetivar a matrícula na EJA Profissionalizante, o aluno será automaticamente matriculado no curso de qualificação do Senai, de forma gratuita, conforme a disponibilidade da tabela acima. Na qualificação, a carga horária total do curso também é dividida em 80% para o ensino à distância (EaD) e 20% para a modalidade presencial. Portanto, durante quatro dias da semana o estudante terá aulas on-line e uma vez na semana deverá comparecer a uma unidade do Senai.
 
A duração do curso de qualificação pode ser de 2 a 3 meses a depender da oferta da unidade. Vale ressaltar que as aulas do Ensino Médio no Sesi e as da Qualificação Profissional no Senai não se iniciam juntas. Assim que efetivar a matrícula, o aluno receberá o calendário de aulas do Senai ES.
 
Inscrições
 
O candidato deverá preencher o cadastro de interesse no site sesies.com.br/eja, até o dia 06 de junho, preenchendo todos os campos solicitados. O cadastro de interesse não é válido como matrícula. A unidade entrará em contato com o aluno para realizar a convocação para a efetivação da matrícula.
 
Quem pode se inscrever
 
Os interessados no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos à distância devem ter idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.
 
Além disso, precisa comprovar escolaridade anterior, Ensino Fundamental completo. O Sesi aceita como comprovante documentos como declaração de escolaridade ou histórico escolar emitidos pela última escola frequentada, o Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda a Certificação Parcial do Ensino Médio (Escola Regular ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA).
 
Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados nacionais e locais).
 
 
 

Fiorella Gomes
Analista de Comunicação 
Unidade de Comunicação Integrada (UCI) 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *