Sociedade Brasileira de Diabetes e Farmes promovem intensa Campanha de Prevenção à Diabetes no ES

Aproximadamente 45% das pessoas afetadas pela diabetes não sabem que estão doentes, segundo dados da International Diabetes Federation (IDF).

No último dia 14 de novembro a Farmes, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes do Espírito Santo (SBDES), realizou uma Blitz da Saúde especial: uma grande campanha de prevenção à diabetes. O mês de novembro, além de ser marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata, também desponta com a campanha Novembro Diabetes Azul, que tem como tema a prevenção e o tratamento adequado da diabetes.

Com mais de 185 lojas, distribuídas em 30 municípios do Espírito Santo, a Farmes usou a força da capilaridade do alcance de sua rede de farmácias para promover ações de prevenção e conscientização a respeito da doença. O mês de novembro foi escolhido porque, no dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial da Diabetes, em homenagem a um dos descobridores da insulina, o médico canadense Frederick Banting. A descoberta, inclusive, completou 101 anos em 2022.

A International Diabetes Federation (IDF) estima que uma em cada 10 pessoas adultas em todo o mundo conviva com a diabetes. No Brasil, o número de diabéticos ultrapassa os 16 milhões. Para promover a prevenção e a busca pelo diagnóstico, a IDF, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Novembro Diabetes Azul. A diabetes é uma doença crônica em que o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz.

Os testes aplicados pela SBDES nas lojas Farmes fizeram um rastreamento de risco de desenvolvimento da diabetes Mellitus, que mensura o risco que a pessoa tem em desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Além disso, foram medidas glicose em mais 6000 (seis mil) pessoas do norte ao sul do estado, que também receberam dicas de hábitos saudáveis que podem auxiliar na prevenção à diabetes.

Segundo pesquisa realizada pela IDF, aproximadamente 45% das pessoas mundialmente afetadas pela diabetes não sabem que têm a doença e descobrem “quando apresentam uma complicação, como feridas nos pés, vista embaçada e grande perda de peso”.

A importância de campanhas como essa, informa Marcelo Frisso, Presidente da Farmes, “é que elas promovem o debate sobre o tema, e servem para estimular a curiosidade, seja para iniciar uma busca pelo diagnóstico ou seja para auxiliar em informações melhorias no tratamento daqueles pacientes que já estejam diagnosticados, além de aproximar, é claro, o laço de nosso cliente com nossas lojas”. O Pit Stop da Saúde é uma prática consistente da Farmes, afirma Frisso, que sempre adere às agendas das campanhas de saúde do país.

O grande diferencial, explica o presidente da Farmes “para termos nos transformado na maior Rede de Farmácias do Espírito Santo é o nosso investimento em tecnologia, comunicação, estrutura, profissionais qualificados, mas, principalmente estarmos juntos com nossos clientes”.
Sintomas da Diabetes 


De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes do Espírito Santo (SBDES), o desenvolvimento da diabetes tipo 1 é geralmente repentino e dramático. O tipo 1 da diabetes pode incluir sintomas como:

Sede excessiva
Rápida perda de peso
Fome exagerada
Cansaço inexplicável
Muita vontade de urinar
Má cicatrização
Visão embaçada
Falta de interesse e de concentração
Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe

Os mesmos sintomas acima podem também ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, mas, geralmente são menos evidentes. Em crianças com diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser moderados ou até mesmo ausentes. Portanto, de acordo com dados da campanha Novembro Diabetes Azul da SBD, “no caso da diabetes tipo 1, esses sintomas surgem de forma abrupta e, às vezes, podem demorar a ser identificados. Já na diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes”.

A diabetes é caracterizada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Por isso, quando mal controlada, a doença pode causar infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira e amputações dos pés ou pernas, por exemplo.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem a diabetes tipo 1. Sabe-se que há casos em que algumas pessoas nascem com genes que as predispõem à doença, mas outras têm os mesmos genes e não têm diabetes.
Outro detalhe é que, no geral, a diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas vale lembrar que ela pode surgir em qualquer idade.

Já a diabetes tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controla a glicemia. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o tipo 2. A diabetes tipo 2 se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar.

Dependendo da gravidade, a diabetes tipo 2 pode ser controlada com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Diabetes Gestacional 


A diabetes gestacional é um problema que surge durante a gravidez. A mulher fica com uma quantidade maior que o normal de açúcar no sangue. É uma condição que quase sempre se normaliza depois que o bebê nasce.

O corpo da gestante precisa produzir insulina extra para atender às necessidades do bebê. Se o corpo não conseguir fazer isso, a mulher grávida pode ficar com diabete gestacional. Além disso, o nível de açúcar no sangue também pode subir devido às mudanças hormonais da gravidez, que interferem na ação da insulina. 

Júlio Cesar Caldeira

Categorias

jornalresgate