“Uma política pública só ganha escala se o setor produtivo estiver junto”, diz ministro do Meio Ambiente”

Joaquim Leite veio ao Espírito Santo e participou de debate sobre hidrogênio verde e descarbonização nesta quarta-feira (28), na Findes.
Foto: Siumara Gonçalves
 
“O setor produtivo é o protagonista na transformação da matriz energética do Brasil e do mundo. Ele também é fundamental para que políticas públicas importantes como esta consigam ganhar escala.” É o que apontou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, durante evento com o setor produtivo, realizado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), nesta quarta-feira (28).
 
Para ele, uma política pública relevante só ganha escala se o setor produtivo for um aliado. “Não vamos criar uma economia verde simplesmente multando o setor privado. Vamos dar escala para ela, por exemplo, via fundo do clima, que tem juros menores e já direcionamos ele para [iniciativas voltadas a] biometano e hidrogênio verde, e vamos direcionar ele também para todos os outros projetos que estejam na linha de descarbonizar a nossa economia”, declarou o ministro.
 
Joaquim Leite também destacou a importância da atuação conjunta do poder público com o setor produtivo no processo de descarbonização das empresas nacionais.
 
“Nos saímos de uma política de multar e culpar o setor privado para junto com ele incentivar, inovar e criar uma nova economia verde e neutra em emissões até 2050. Nós buscamos achar soluções climáticas lucrativas. Ela tem que dar lucro para o empreendedor, para as pessoas e para a natureza”, afirmou.  
Ainda de acordo com o ministro, a transformação da matriz energética para o uso de fontes renováveis precisa de uma indústria forte. “Só assim será possível transformar, por exemplo, aterro sanitário em biometano para o abastecimento de veículos pesados.”
 
Durante o encontro, a presidente da Findes, Cris Samorini, lembrou que anular a emissão de gás carbônico adotando o uso de energias renováveis tornará o país mais competitivo no mercado global.  
Foto: Gilvan Gonçalves
 
“Nós acreditamos que a indústria capixaba e a brasileira têm um potencial enorme para ser protagonista no uso eficiente de recursos naturais renováveis, sempre atenta e visando à inserção na economia de baixo carbono e aumentando a participação nas cadeias globais de valor, com mais produtividade, eficiência e geração de emprego e renda”, expôs.  
 
Cris ainda enfatizou as iniciativas da Findes sobre o tema. Entre elas citou: a elaboração da Rota Estratégica da Energia, conduzida pelo Observatório da Indústria; a participação ativa na construção do Plano de Descarbonização do Estado do Espírito Santo; o lançamento do Atlas Eólico Onshore e Offshore, realizado na Findes; e o mapeamento das emissões de Gases de Efeito Estufa do setor industrial e das principais estratégias projetos de descarbonização que está sendo realizado.  
“Temos uma equipe dedicada a acompanhar de perto essa agenda. Contamos com as nossas Câmaras e Conselhos, que têm papel importantíssimo nesse processo. Por isso, aproveito para destacar o trabalho que vem sendo feito pelo Conselho de Meio Ambiente (Coemas).”  
 
Segundo a presidente, tudo isso é uma construção coletiva dos diversos atores da Federação e também realizada de forma conjunta com a iniciativa pública. “Entendemos que juntos podemos encontrar a melhor forma de sermos produtivos e sustentáveis”, disse.  
 
A presidente da Findes destacou que indústrias que atuam no Estado já têm um olhar voltado para práticas ambientais sustentáveis e que, por meio de pesquisa e inovação, têm conseguido investir em programas e ações que contribuem para a competitividade dos negócios e para o meio ambiente.  
 
Durante sua fala, Cris citou alguns exemplos, como: a planta de dessalinização da ArcelorMittal Tubarão, a produção de briquete verde pela Vale e a redução da emissão de carbono da Suzano.
Foto: Gilvan Gonçalves
 
 
Por Siumara Gonçalves e Beatriz Seixas
 
 

SIUMARA GONÇALVES

Analista de Comunicação

Gerência de Comunicação e Relações Institucionais da Findes

 
 
 
Categorias

jornalresgate