Vitória recebe Circuito EDP da Boa Energia neste sábado (dia 14)

Durante o evento, aberto ao público e com entrada gratuita, acontece o Rodeio dos Eletricistas, uma competição focada em segurança

Vitória, 13 de setembro de 2019 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, realiza neste sábado, dia 14, o Circuito EDP da Boa Energia. O ponto alto do evento é uma competição diferente e curiosa: o Rodeio dos Eletricistas da EDP. Trata-se de uma série de provas onde eletricistas vindos de todos os municípios do Estado testam os conhecimentos sobre procedimentos de segurança e operações usuais do trabalho. O Circuito EDP da Boa Energia, aberto ao público e com entrada gratuita, acontecerá no estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, das 08h30 às 14 horas.

Ao contrário de um rodeio comum, no qual os equipamentos utilizados são esporas, calças de couro e chapéus, no Rodeio dos Eletricistas são necessários cintos de segurança, capacetes, cinto paraquedas, botas, luvas, óculos de proteção e uniformes antichamas, ou seja, os conhecidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), utilizados no atendimento às ocorrências. Sem esta vestimenta básica, o colaborador não poderá entrar na arena de competição.

Ao todo, 12 equipes, compostas por seis profissionais, estarão na disputa. As tarefas simulam situações que acontecem na vida real com a rede de distribuição de energia. Para expandir o alcance da conscientização, participam do Rodeio dos Eletricistas da EDP colaboradores das empresas terceirizadas parceiras e uma equipe de Distribuição convidada da EDP de São Paulo.

Dois critérios são fundamentais para levar a premiação: a excelência com a segurança na execução e o tempo de cada tarefa. Cada atividade é avaliada por juízes experientes no setor, que determinam as pontuações por equipe.

Durante a competição, os eletricistas passam por seis provas, entre elas equipar-se com todos os itens de proteção individual (EPIS) de olhos vendados, subir em poste de 12 metros para realizar abertura de chave com dispositivo para abertura sob carga e instalação do conjunto de aterramento, substituição de isolador, troca de medidor de energia, entre outras. Todas as atividades fazem parte dos processos de reparação e manutenção da rede elétrica, realizados rotineiramente.

“Todos os nossos colaboradores são altamente capacitados para a função que exercem. No entanto, quando o assunto é eletricidade, todo o cuidado é pouco. O Rodeio é uma forma leve e divertida de integrar os profissionais que atuam em diversas regiões da companhia e, principalmente, de incentivar os profissionais a zelar pela segurança no trabalho, além de promover a integração entre os colaboradores da EDP, empresas parcerias e as famílias”, explica João Brito Martins, diretor da EDP no Espírito Santo.

Espaço Família

Além de mostrar toda a habilidade e coragem dos eletricistas “peões”, o evento contará com um espaço onde as famílias e filhos dos colaboradores, além de visitantes, terão a oportunidade de conhecer de perto a EDP e participar de atividades lúdicas e educativas, que terão como tema principal uso racional e seguro da energia.

Durante todo o evento, serão realizadas ações de valorização da língua portuguesa, com Contação de Histórias com Andréa Espíndula, autora do livro Infantil Capixabinha, show de mágica sobre economia de energia e segurança, oficina de pipas, a presença do caminhão do Boa Energia nas Escolas, uma unidade móvel de ensino que contém uma série de experimentos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade e área de recreação.

Rodeio dos Eletricistas 2018 – EDP (aberto ao público)

Data: 14/09/19, das 8h30 às 14h

Local: Estacionamento do Shopping Vitória, na Enseada do Sua

Fernanda Lozer – Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *