BRK disponibiliza Relatório Anual de Qualidade da Água 2023 aos clientes de Cachoeiro
BRK disponibiliza Relatório Anual de Qualidade da Água 2023 aos clientes de Cachoeiro.
Informativo assegura a potabilidade da água que chega às torneiras dos imóveis e está disponível no site da concessionária. e está disponível no site da concessiria
A BRK, responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, disponibiliza todos os anos o Relatório Anual de Qualidade da Água, que atesta a potabilidade da água distribuída à população. Os clientes podem acessar o site https://brkambiental.com.br/relatorio e conferir o relatório da sua cidade.
O relatório atende ao Decreto Federal 5.440, de 4 de maio de 2005, e ao anexo XX da Portaria da Consolidação nº 05/2017, alterado pelas portarias GM/MS nº 888 e nº 2472, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água.
A BRK monitora em tempo real e por meio de análises laboratoriais se a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade, assegurando que o recurso retirado dos mananciais recebeu o adequado tratamento. Para isso, a concessionária envolve profissionais qualificados e segue uma metodologia moderna.
O informativo digital, disponível no site da concessionária, descreve o processo de distribuição de água potável desde a captação no manancial até o hidrômetro dos imóveis, além de detalhar os números relativos ao controle de qualidade para a melhoria contínua do processo. Dessa forma, os moradores de Cachoeiro podem conhecer a origem e entender como é realizado o tratamento da água que consomem.
“A BRK garante a qualidade da água, controlando todo o processo de tratamento, desde a captação no Rio Itapemirim, na estação de tratamento de água, nos reservatórios e na rede de distribuição, visando sempre a excelência do produto final entregue aos clientes. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei é uma responsabilidade contínua”, afirma Marcos Pontes, gerente de operações da BRK.
As análises da qualidade da água de Cachoeiro de Itapemirim são realizadas em laboratório próprio da companhia e em contratados, que atendam aos requisitos para laboratórios expressos na Portaria. A BRK reporta os resultados dos monitoramentos legais ao Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA) do munícipio. A concessionária controla os parâmetros físico-químicos (cor, cloro, flúor, turbidez, pH, dentre outros) e microbiológicos da água.
“Comprometida com o meio ambiente e com a segurança, em 2023 a BRK em Cachoeiro realizou mais de 299 mil análises laboratoriais da água produzida e distribuída em toda a cidade, o que reforça nosso compromisso com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo”, completa Marcos Pontes.
O Relatório de Qualidade da Água de Cachoeiro de Itapemirim pode ser acessado nesta página: https://brkambiental.com.br/relatorio. É possível também acessar o link pelo WhatsApp (11) 99988-0001 da BRK.
Sobre a BRK
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. Mais de 100 cidades já contam com os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à empresa uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta dos serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).
Rita Diascanio – Contatus Comunicação
Rosa Malena Carvalho – Comunicação da BRK em Cachoeiro de Itapemirim