Diretoria de Comunicação Social da PMES recebe palestra sobre intervenção humanizada em ocorrências com suicidas

Com o intuito de promover a integração e a captação de conhecimento sobre assuntos afetos ao desenvolvimento de uma comunicação eficaz, a Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar (DCS), através da iniciativa de seu diretor, coronel Carlos Ney de Souza Pimenta, participa de um ciclo de palestras acerca de variados temas que dialogam com a rotina já desenvolvida pela equipe.

O primeiro passo foi dado na tarde desta terça-feira, quando a DCS recebeu o capitão Marcos Eduardo Teixeira, especialista em Educação em Direitos Humanos e Negociação de Crises da PMES. O oficial ministrou palestra sobre a “Intervenção humanizada dos negociadores da PMES em ocorrências com suicidas”, com uma abordagem muito didática e de fácil assimilação sobre condutas que devem ou não ser adotadas nesses tipos de ocorrências.

A equipe pôde conhecer e vivenciar um pouco das dificuldades encontradas pelos negociadores da PMES quando se deparam com uma situação desta complexidade. Além disso, viu que apesar da polícia atuar predominantemente na fase de “tentativa”, ou seja, já no momento em que a pessoa manifesta a real intenção de tirar a própria vida, é importante estar atento aos eventos que antecedem a essa fase, através dos sinais emitidos quando tudo ainda é uma ideia em sua cabeça.

“Muitas vezes a pessoa está ao nosso lado, apresentando esses sintomas e nós acabamos ignorando ou inferiorizando o problema dela. Precisamos estar mais atentos à nossa volta, pois esses sinais podem ser um ‘grito velado’ de socorro. E se detectamos isso antes, podemos ajudar a salvar vidas”, ressaltou.

Após a palestra, 0s presentes discutiram a importância de ser um bom comunicador no momento da negociação, seja pelo o que vai ser dito à pessoa, ou demonstrado através de ações e linguagem corporal. Para o diretor da DCS, coronel Pimenta, a palestra foi muito enriquecedora e trouxe ainda mais luz ao valor que a comunicação tem no âmbito do gerenciamento de crises.

“Quero agradecer, em nome de toda a equipe, ao capitão Eduardo pela excepcional explanação do conhecimento e por proporcionar, através de sua experiência, esse momento único de aprendizado, que nos acrescentou e modificou não só como comunicadores que somos, mas também como seres humanos valorizadores da vida”, opinou.

Capitão Eduardo, que palestrou no estado do Acre em julho deste ano, hoje se apresenta em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, para levar seus conhecimentos a um vasto público composto por civis, militares, assistentes sociais e profissionais de saúde.

Diretoria de Comunicação Social PMES:

CORONEL CARLOS NEY DE SOUZA PIMENTA

Subseção de Jornalismo PMES:

1º TENENTE ANTHONY MORAES COSTA

Assessoria de Comunicação da POLÍCIA MILITAR

Fernanda Bollis – Priscila Barcelos

Categorias

jornalresgate