EMBRAPA FAZ APRESENTAÇÃO TÉCNICA DA CARAVANA FERTBRASIL.

No ES, segundo o vice-líder do Governo na Câmara, Evair de Melo, a Caravana visitará a região de Domingos Martins.

A ministra Tereza Cristina iniciou o seu último dia de trabalho à frente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participando, na manhã desta quarta-feira (30), da apresentação técnica virtual realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sobre a “Caravana FertBrasil”. Trata-se de uma jornada técnica que percorrerá 48 polos nas principais regiões agrícolas do País, levando ao produtor rural tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes e aprimorar o manejo sustentável dos solos, visando ao aumento da produtividade das lavouras.

Segundo o vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, que também é membro titular da Comissão de Agricultura, a Caravana FertBrasil terá início neste mês de abril e se estenderá até o final da safra 2022-2023, com a atuação integrada de 20 mil profissionais do setor. “Esta ação itinerante é uma das medidas propostas pelo Plano Nacional de Fertilizantes, coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com a Embrapa”, lembrou ele.

O deputado informa que as equipes técnicas da Caravana FertBrasil promoverão 40 eventos presenciais em diversas regiões do país, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás, Distrito Federal e Amazonas, e nas áreas de maior cultivo de café, cana-de- açúcar, feijão, milho, soja, algodão e trigo. De acordo com ele, no Espírito Santo, o local planejado para a visita da caravana é a região de Domingos Martins.

EVENTOS PRESENCIAIS

“Nos eventos presenciais que serão realizados durantes as visitas técnicas, a Embrapa vai apresentar práticas e técnicas de correção, fertilização e conservação do solo; vão falar sobre as épocas de plantio, os sistemas de plantio, de semeadura e de cultivo; e sobre os tipos de cultivo e suas respectivas práticas de manejo, visando permitir maior precisão na previsão da necessidade de insumos, como corretivos e fertilizantes”, registrou.

O deputado federal Evair de Melo, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, salientou que a Caravana FertBrasil dispõe de ferramentas de planejamento agrícola para o uso e o manejo sustentável do solo, visando maximizar a eficiência do uso de fertilizantes nas lavouras. “Ao qualificar as terras, conhecendo melhor o solo, o clima e o relevo, é possível promover a melhoria do seu potencial produtivo, com a utilização moderada de insumos. Faço esta afirmação por saber que o uso eficiente dos fertilizantes vai diminuir o desperdício, pois 40% do que importamos são desperdiçados”, disse.

EVAIR PROMOVE NOVA RODADA DE DEBATES SOBRE PLANO NACIONAL DE FERTILIZANTES NESTA QUINTA-FEIRA (31)

Autor do Projeto de Lei 3507/21 – que institui o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (PROFERT) e autoriza a concessão de incentivos fiscais para estimular a produção nacional de fertilizantes – o deputado Evair de Melo também tem liderado discussões sobre os impactos do conflito Rússia X Ucrânia no agronegócio brasileiro. Ele, que vem promovendo uma série de rodadas de debates sobre os fertilizantes, junto a representantes do setor, realiza nesta quinta-feira (31), às 10 horas, uma nova videoconferência acerca do Plano Nacional de Fertilizantes.

“Desta vez, nossa reunião virtual contará com a participação de representantes da Associação dos Revendedores de Insumo Agropecuário do Espírito Santo (Assoagres) e da Sociedade Espírito Santense de Engenheiros Agrônomos. E o nosso consultor convidado será, pela segunda vez, o Secretário-Executivo do MAPA, Luis Rangel, um dos principais protagonistas da elaboração e execução do Plano Nacional de Fertilizantes”, informou o deputado.

Uma das rodadas de debates, a segunda, contou com a participação ilustre da Ministra Teresa Cristina e, nos próximos dias, há uma expectativa que seja realizada uma quinta rodada com o presidente da Embrapa, Celso Moretti.

Categorias ,

jornalresgate