Museu de Biologia Prof. Mello Leitão comemora 72 anos

Dois eventos virtuais celebram a data, destacando a importância do Museu para a ciência e para o cenário capixaba. As lives acontecem dias 25 e 26, no canal do INMA no Youtube

No próximo sábado, dia 26 de junho, o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão completa 72 anos. Fundado pelo naturalista Augusto Ruschi, em 1949, o MBML detém importantes coleções científicas para os estudos da biodiversidade da Mata Atlântica. Atualmente, o MBML é uma unidade do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O nome escolhido por Ruschi foi uma homenagem ao amigo Cândido Firmino de Mello Leitão, a quem Ruschi devotava grande respeito, admiração e gratidão. Professor do Museu Nacional, Mello Leitão abriu as portas da instituição a Ruschi, onde o cientista exerceu parte de sua carreira.

Um dos grupos da Mata Atlântica a que Ruschi se dedicou foi o dos beija-flores. Seus estudos tornaram a espécie Lophornis magnifica conhecida no mundo inteiro. Símbolo do MBML, o beija-flor topetinho vermelho tornou-se também o símbolo de Santa Teresa, cidade situada na região serrana do Espírito Santo, no coração da Mata Atlântica, sede do MBML.

A instituição criada por Augusto Ruschi na propriedade doada por sua família foi incorporada pela Fundação Nacional Pró-Memória (FNPM), da Secretaria da Cultura do Ministério da Educação e Cultura, em 1983, concretizando vontade do próprio Ruschi, para garantir a continuidade de seu trabalho. Na nova vinculação, Ruschi foi seu primeiro diretor e permaneceu até sua morte, em 3 de junho de 1986, aos 70 anos. Seu corpo foi sepultado, a pedido dele, na Estação Biológica de Santa Lúcia, em Santa Teresa, onde realizou parte de seus estudos. Em 2014, o MBML foi transferido para a estrutura do MCTI, com a criação do INMA.

Reconhecido pela UNESCO, o MBML é considerado um Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica em função de suas atividades nos campos da proteção da biodiversidade e do desenvolvimento do conhecimento científico sobre a Mata Atlântica. Os Postos Avançados são “vitrines” da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, realizando de forma permanente atividades de conservação, desenvolvimento sustentável e produção de conhecimento.

Para comemorar o aniversário do MBML, o INMA promove dois eventos virtuais, nos dias 25 e 26 de junho, sexta-feira e sábado, com transmissão ao vivo em seu canal no YouTube.

Confira a programação:

25 de junho, sexta-feira, às 14h

Os museus de história natural como instituições de educação e ciência

Carlos Roberto Brandão – Museu de Zoologia (USP)

Ennio Candotti – Museu da Amazônia (MUSA)

Michele Barcelos Agostinho – Museu Nacional (UFRJ)

Mediação: Sergio Lucena – Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

 

26 de junho, sábado, às 17h

A importância do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão para o Espírito Santo

Antonio Claudino de Jesus – Federação Internacional de Cineclubes

Alyne dos Santos Gonçalves – Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Márcia Regina Rodrigues Ferreira – Prefeitura Municipal de Santa Teresa (PMST)

Mediação: Laércio Ferracioli – Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)

Local: www.youtube.com/InstitutoNacionalMataAtlantica

Assessoria de comunicação

 

 

 

jornalresgate