Negócios capixabas ganham impulso para o mercado global com apoio da Findes
Crédito: Renan Donato
“Sou muito grata a esse projeto. Comecei criando meu produto na cozinha do meu apartamento e agora tenho todo o mundo para descobrir.” Esse foi o depoimento da CEO da Nativa Cosmética Ecologia, Denise Nascimento – participante do ciclo Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) 2023-2025, durante evento de encerramento do ciclo, na sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O encontro ocorreu na última terça-feira (18) para apresentar os resultados do programa, que contou com a participação de 150 empresas.
“Histórias como a da Denise estão conectadas com a missão da Findes de transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo. E, para fortalecer a presença do Estado no cenário global, a Findes conta com a área de Negócios e Internacionalização, que oferece suporte às empresas que desejam exportar seus produtos”, comentou o gerente executivo de Articulação e Competitividade Industrial da Findes, Ícaro Gomes.
Saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui.
A área conta com uma série de soluções que vão desde consultorias customizadas, assessorias técnicas até capacitações in company, rodadas de negócios e missões nacionais e internacionais. Entre os programas desenvolvidos pela Federação está o ciclo 2023-2025 do Peiex no ES, parceria entre a Findes, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que proporciona mais oportunidades ao setor empresarial capixaba.
“É importante reforçar a importância de parcerias como essa entre a Findes e a ApexBrasil. É por meio delas que conseguimos fazer com que empresas de qualquer porte tenham a oportunidade de ganhar escala”, apontou Ícaro Gomes.
O representante regional da ApexBrasil no Sudeste, Gustavo Sperandio, afirma que o programa trouxe resultados satisfatórios e deve impactar positivamente a economia capixaba nos próximos anos. “A cada ano, o Peiex capacita 5 mil empresas no Brasil aptas a exportar. É muito satisfatório saber que, em 2 anos, o Espírito Santo conseguiu qualificar 150 empresas para ganhar o mercado internacional”, destacou Gustavo.
Pela primeira vez em 20 anos, o Peiex no Espírito Santo promove ações com alcance nacional para os setores de rochas ornamentais e cafés especiais a partir de um único núcleo. Antes, as iniciativas eram limitadas ao estado onde cada núcleo estava localizado.
Destaque nacional
O ciclo do Peiex no Espírito Santo conquistou o segundo lugar no Prêmio Marco Maciel da Abrig, na categoria RIG em Atividades Internacionais, em 26 de novembro de 2024. O prêmio, criado em 2018, reconhece boas práticas em relações institucionais e governamentais, baseadas em ética, transparência, diálogo e responsabilidade social.
A premiação destaca o trabalho do Peiex no diálogo público-privado, especialmente por meio de seu Conselho Consultivo. Mais informações estão disponíveis no site da Abrig: www.abrig.org.br.
Conheça mais soluções da Findes
A área de Negócios e Internacionalização da Findes está pronta para atender empresas de todo porte e segmentos no caminho rumo à internacionalização dos negócios. Confira nossas soluções:
Programa +Negócios;
Programa +Negócios;
Exporta Capixaba;
Certificado de Origem (COD);
Inteligência Comercial Internacional;
Missões e eventos;
Consultorias e capacitações.



Por Yan Carlos Barbosa
Yan Carlos Barbosa Figueira
Analista de Comunicação JR
Gerência Exec. de Comunicação e Marketing
Relacionado
Categorias Economia
