
SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR
Pr. Cleber Montes Moreira
“E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” (Lucas 11:1)
O cantor Antônio Marcos, de saudosa memória, interpretava uma canção intitulada “Se Eu Pudesse Conversar Com Deus”, cuja letra diz:
_“Eu hoje estou tão triste_
_Eu precisava tanto conversar com Deus_
_Falar dos meus problemas_
_Também lhe confessar tantos segredos meus”_
A boa notícia é que você pode, sim, conversar com Deus!
William Barclay explica que “era um costume comum que um rabino ensinasse a seus discípulos uma oração simples, que pudessem usar habitualmente. João o tinha feito, e agora os discípulos de Jesus pediam que ele fizesse o mesmo.” Já Matthew Henry, comentando Lucas 11:1, afirma: “‘Senhor, ensina-nos a orar’ é uma boa oração e muito necessária, porque Jesus é o único que pode nos ensinar a orar por meio de Sua Palavra e de Seu Espírito.”
Você tem se preocupado em orar da forma correta? Não me refiro à oração feita para ser ouvida pelos homens — com palavras bonitas e bem escolhidas, visando impressionar, agradar ou receber elogios. Refiro-me à oração sincera, feita segundo a vontade de Deus.
Orar não é fazer um belo discurso, mas manter uma comunicação viva com o Senhor — um diálogo íntimo entre a pessoa e o Pai celestial. Não é recitar um texto lido ou decorado, mas expressar, com reverência e sinceridade, aquilo que brota do coração.
Os fariseus oravam com hipocrisia (Mateus 6:5). Os políticos leem discursos escritos por marqueteiros. Muitos religiosos apenas repetem “rezas” decoradas. Os filhos de Deus, porém, conversam com o Pai.
*Aplicação:*
Ore com humildade e sinceridade. Fale com naturalidade ao Pai amoroso que conhece o seu coração. Não se preocupe em impressionar, mas em se conectar com Deus. Se você não sabe como orar, peça como os discípulos: “Senhor, ensina-me a orar.” Ele ouvirá e ensinará.
Oração:
Senhor, ajuda-me a desenvolver o hábito de dialogar contigo, assim como um filho conversa com seu pai. Ensina-me a orar. Que meu coração se volte a Ti, não com formalidades, mas com sinceridade. Em nome de Jesus, amém.
Edificou? Compartilhe com seus amigos!
Clique e inscreva-se no canal para ler outros devocionais.
https://whatsapp.com/channel/0029VayilyCElah1D90jvG0Z