Sesi ES capacita 460 professores para ministrar aulas online

Após duas semanas intensas de planejamento e preparação das equipes internas de Educação, que estão trabalhando em Home Office devido à pandemia da Covid-19, os professores do Serviço Social da Indústria (Sesi ES) concretizaram mais uma etapa nos preparativos para as aulas online dos alunos. Eles tiveram uma semana recheada de aprendizado e muitos desafios.

Cerca de 460 docentes participaram, entre os dias 03 e 09 de abril, de videoconferências sobre a nova ferramenta de ensino à distância (EAD) adotada pela Rede Sesi de Ensino em todo o Espírito Santo.

Segundo o gerente de Educação Básica do Sesi ES, Samuel Saibert Siman, o ensino à distância se tornou imprescindível nesse momento tão desafiador para todos.

“Estamos todos (re)aprendendo — novos hábitos, novas respostas, novas soluções. A educação online, vale lembrar, não se limita à educação a distância, pois contempla o conjunto de processos de ensino e aprendizagem realizados no ciberespaço. Inclui, assim, o ensino híbrido ou blended learning, uma tendência que mescla atividades online e offline com foco na personalização dos processos educativos. Neste momento, a educação está se reinventando. Acreditamos que através dessas medidas seremos capazes de superar este momento e construir um legado positivo para o futuro da educação”, ressaltou Samuel Saibert, gerente de Educação Básica do Sesi ES.

Os cursos foram direcionados para o Ensino em Ambiente Digital da Microsoft e destacou a importância e construção da Escola Sesi Digital. A ferramenta é apresentada pela equipe Big Brain Education, que é especialista em Tecnologias Educacionais e referência nessa modalidade de ensino e educação.

O objetivo é efetivar a utilização do Microsoft Teams em toda a Rede Sesi de Ensino no ES, construindo a estrutura do projeto Escola Digital em âmbito regional.

Quais os pilares da Escola Sesi Digital?
  • Ambiente seguro de Aprendizagem;
  • Salas integradas automaticamente por turmas e disciplinas;
  • Alunos com garantia de carga horária;
  • Qualidade nos recursos e aplicativos para os professores;
  • Tecnologia democratizada a todos, a partir de qualquer dispositivo;
  • Gestão da sala de aula, conteúdos e avaliações;
  • Extensão de conteúdos e utilização de ferramentas de ensino remoto e EAD;

O resultado é uma ferramenta de sala de aula virtual com possibilidade de enviar arquivos, vídeos, imagens e muito mais. Lá, será possível realizar videoaulas de maneira segura e escalável. Além de ser compatível com quaisquer dispositivos móveis, seja um notebook, tablet ou smartphone.

A equipe do Big Brain ainda disponibiliza ferramenta própria de Service Desk, com catálogo de serviços para atender às dúvidas e questionamentos dos professores e demais usuários.


Fiorella Gomes
Analista de Comunicação 
Núcleo de Comunicação e Relacionamento

jornalresgate